Perplexity partilhará receitas publicitárias com jornais
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os jornais, noticia o The Fix, site sobre o sector dos media.
Na sequência da dinâmica que tem vindo a ser gerada com a utilização de conteúdos editoriais por parte das plataformas tecnológicas para treinar os modelos de IA e para alimentar as respostas dadas aos utilizadores, muitas organizações de media têm fechado acordos com as empresas de IA para garantir alguma reciprocidade no processo.
É o caso dos acordos da OpenAI (criadora do ChatGPT) com a agência noticiosa Associated Press, a revista The Atlantic, o jornal Financial Times e o Grupo espanhol Prisa Media, entre muitos outros grupos e jornais.
Por seu turno, a Perplexity, que se posiciona como um motor de busca alternativo ao Google, lançou recentemente um programa de parcerias (Perplexity Publishers Program) que quer “assegurar que as organizações de media prosperam à medida que a Perplexity cresce”, lê-se no comunicado oficial.
O objectivo é desenvolver ferramentas de IA sem comprometer o valor do jornalismo, disse a porta-voz da empresa, Sara Platnick, ao The Fix.
Do primeiro grupo de parceiros deste programa fazem parte publicações como a TIME, Der Spiegel, Fortune e The Texas Tribune, e a WordPress.com.
Uma das componentes mais diferenciadoras do programa é a partilha das receitas publicitárias.
Assim que a Perplexity tenha publicidade nas suas plataformas, sempre que a empresa receba receita relativa a uma interacção em que um jornal é citado, esse jornal terá direito a uma parte do valor gerado.
A inclusão de publicidade na plataforma deverá acontecer nos próximos meses, segundo a empresa. As marcas poderão pagar para que as suas perguntas de follow-up (uma funcionalidade do motor de busca da Perplexity) apareçam nas respostas dadas aos utilizadores.
Além deste elemento do programa de parcerias, está previsto, ainda, o controlo por parte das empresas de media da forma de utilização do seu conteúdo editorial por parte da Perplexity. O Der Spiegel, por exemplo, só permitirá o uso de algum conteúdo para alimentar respostas, e não para treino do modelo de IA, explica o próprio jornal.
Finalmente, as organizações de media poderão, também, utilizar a tecnologia da Perplexity para lançar ferramentas de IA generativa nos próprios sites.
O Perplexity Publishers Program será, em breve, alargado a mais organizações.
(Créditos da imagem: janjf93 no Pixabay)