O “smartphone” superou a televisão nos lares franceses

O Le Monde divulgou os resultados de um estudo levado a cabo pela Autoridade Reguladora do Audiovisual e das Comunicações Digitais (Arcom), que pretende conhecer melhor os equipamentos e os hábitos dos franceses para melhor regular o ecossistema mediático.
Segundo o estudo Tendências áudio-vídeo 2025, o smartphone tornou-se o equipamento mais presente nos lares franceses (93%), superando a televisão (89%). É também o dispositivo preferido dos jovens para assistir vídeos. Apenas noticiários, documentários e desporto em formato tradicional ainda conseguem reunir diferentes gerações em frente à televisão.
É destacado o facto de a televisão continuar a ser o principal meio de consumo de vídeo dos franceses, utilizada por 88% da população, à frente do smartphone (72%) e do computador (69%). “A televisão está longe de ter sido relegada para o sótão ou para a cave”, afirmou Romain Laleix, membro do conselho de administração da Arcom.
Os canais tradicionais e as suas plataformas - TF1+, France.tv, M6+ - continuam a ser os serviços de vídeo mais consumidos, à frente das plataformas de subscrição americanas - Netflix, Prime, AppleTV -, dos vídeos nas redes sociais e das plataformas de partilha de vídeos (YouTube, Twitch, etc.). Juliette Théry, que preside ao grupo de trabalho “Televisão e serviços de comunicação audiovisuais a pedido” da Arcom, pede que “não se subestime a força da televisão tradicional”, mas admite que a televisão enfrenta, de facto, “um desafio geracional”, que se assemelha a “uma nova geração”.
(Créditos da imagem: Freepik)