Integrada no ChatGPT, existe uma funcionalidade que pode ser útil para os jornalistas que procuram garantir que as suas histórias vão ao encontro das necessidades do público, anuncia um artigo do site Journalism.co.uk.

A ferramenta chama-se “Story SpinnerAI” e está disponível na versão gratuita do mais famoso chatbot da OpenAI.

Numa altura em que muitas redacções estão cada vez mais atentas à importância de publicar artigos que correspondem a necessidades ligadas à vida dos seus leitores (as chamadas “user needs”), os jornalistas podem usar este sistema como inspiração para definir o ângulo das histórias que querem contar.

O chatbot foi criado por Simon Kremer, editor na Deutsche Presse-Agentur (DPA), e usa, como base, as seis “user needs” definidas inicialmente pelo editor de desenvolvimento digital da BBC.

Inserindo, na caixa de conversa, o tópico sobre o qual vão trabalhar, os profissionais receberão como resposta uma lista de sugestões organizadas nas seguintes user needs: “update me” (“actualiza-me”), “help me” (“ajuda-me”), “educate me” (“ensina-me”), “give me perspective” (“dá-me perspectiva”), “inspire me” (“inspira-me”) e “divert me” (“entretém-me”, numa tradução livre).

No site Journalism.co.uk são apresentados exemplos de ângulos para cada uma destas categorias a partir do tema “England lose European championship final” (Inglaterra perde a final do campeonato europeu).

A ideia é “mostrar aos jornalistas diferentes ângulos possíveis para um tema, de forma que possam escrever histórias diferentes tendo em conta diferentes user needs”, explica Simon Kremer, citado pelo Journalism.co.uk.

O chatbot “também é capaz de reconhecer user needs em artigos noticiosos já escritos”, explica o artigo. Desta forma, os jornalistas podem confirmar se um artigo cumpre bem a necessidade em torno da qual foi pensado. Para isso, pode inserir-se, por exemplo, a pergunta “What user need do you identify within this news article?” ("Que user need identificas neste artigo?", numa tradução livre), seguida do link para o respectivo artigo.

(Créditos da imagem: vectorjuice no Freepik)