Módulos de informação para interagir com o leitor
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem evitar as notícias às vezes ou frequentemente — em 2017, eram 29%.
Um dos motivos para este afastamento é a sensação de sobrecarga (incluindo emocional) provocada pelas notícias, tanto pela sua quantidade como pelos conteúdos.
Por outro lado, por vezes, os leitores dizem que não entendem as notícias e que precisariam que os assuntos fossem explicados de forma mais clara.
Como podem as notícias ser mais acessíveis? Que formatos poderão ser criados para facilitar a leitura das notícias?
Para responder a estas perguntas, o projecto Trusting News, que estuda e desenvolve estratégias que estimulem a confiança do público no jornalismo, reuniu algumas propostas para que as notícias vão mais ao encontro daquilo que as pessoas procuram.
Uma das abordagens exploradas pela Trusting News é a da inclusão de módulos com informação. Estes módulos, integrados no texto, podem ser expandidos quando o leitor quer saber mais sobre o assunto que está a ler.
O jornal suíço Le Temps utiliza esta abordagem nos seus artigos, recorrendo a diferentes tipos de módulos.
Os chamados “sumários de 20 segundos” aparecem no início das peças e, resumindo os principais pontos do texto, permitem ao leitor avaliar se quer avançar para uma leitura integral do artigo.
Já os “módulos de definições” respondem à necessidade manifestada pelo público de que as notícias sejam mais claras. Muitas vezes, os jornalistas usam termos técnicos ou expressões muito presentes nas notícias, mas que não têm um significado evidente (por exemplo, “El Niño”), impedindo a real compreensão dos assuntos. Neste caso, o Le Temps atribui um sombreado à palavra em causa e acrescenta um ponto de interrogação, em que o leitor pode clicar, surgindo uma caixa pop-up com a explicação do termo.
Os “módulos de enriquecimento” aparecem ao longo do texto como secções que podem ser abertas e fechadas pelo leitor. Podem conter elementos adicionais sobre o contexto do acontecimento, cronologias, explicações, opiniões de especialistas, etc.
Finalmente, os “módulos da transparência” surgem no final dos artigos e contêm informação sobre os bastidores do trabalho. Por exemplo, podem descrever as circunstâncias que deram origem à peça, explicar por que motivo o jornalista optou por consultar determinados documentos, contar um episódio relevante que se tenha passado durante a edição da peça...
Estratégias como a do Le Temps são fáceis de usar e tornam as notícias mais acessíveis ao público. No site do Trusting News são apresentadas outras ideias para aproximar os leitores das notícias.
(Créditos da imagem: artigo do Le Temps)