Microsoft financia ferramenta de IA e programas de formação
A Microsoft anunciou um financiamento para ferramentas e programas de formação para redacções de inteligência artificial generativa, com destaque para a Semafor, que receberá apoio directo do programa Democracy Forward da Microsoft.
Segundo o artigo de Alex Mahadevan, director do MediaWise, e publicado no Poynter,
o Semafor vai lançar uma ferramenta chamada Signals, que agregará notícias de última hora de várias fontes do mundo. Apesar de utilizar ferramentas de IA, os conteúdos não parece que venham ser gerados por IA, mas sim serem auxiliados por ela para pesquisar fontes de notícias em vários idiomas e regiões geográficas – com o objectivo de “trazer mais e mais diversas perspectivas aos leitores".
Além disso, o programa de treinamento em IA de três meses será lançado pela Craig Newmark Graduate School of Journalism da CUNY, enquanto a Online News Association oferecerá um ano de programas de IA. O GroundTruth Project, responsável pelo Report for America e o Report for the World, receberá apoio para sua AI in Local News Initiative, e a startup de IA, Nota, criará uma ferramenta de envolvimento do público chamada PROOF.
Esta é a mais recente de uma série de colaborações entre redacções e empresas de IA. Através de uma parceria com o American Journalism Project, a OpenAI está a apoiar projectos em 13 redações, incluindo o Marshall Project, Spotlight PA e THE CITY.