Elon Musk está a planear lançar uma empresa de inteligência artificial (IA) para competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Segundo o Financial Times o bilionário, dono da Tesla e do Twitter, está a reunir uma equipa de investigadores e engenheiros de IA e está em conversações com vários investidores.

Musk registou uma nova empresa chamada X.AI, segundo dados recentes existentes no estado de Nevada, nos EUA. Esta empresa,  incorporada no seu portfólio, tem como único director, o próprio Elon Musk.

Esta situação parece, agora, sinalizar uma rápida mudança de direcção por parte do magnata.

Recorde-se que, ainda há pouco tempo, Musk assinou uma carta aberta da “Future of Life Institute” onde é exigida uma pausa de seis meses na pesquisa de IA.

Para o novo projecto de IA, Musk terá, supostamente, milhares de processadores super potentes, tendo recrutado, também, engenheiros dos principais laboratórios de IA, como o da DeepMind.

Esta nova empresa poderá significar que Musk vai competir com os gigantes da tecnologia Microsoft, Google e Amazon e com as start-ups que estão a trabalhar na área, incluindo a OpenAI, da qual foi cofundador, em 2015. Ao fim de três anos saiu, como resultado de alguns conflitos com a administração. “A Tesla estava a competir por algumas das mesmas pessoas que a OpenAI e eu não concordava com parte do que a equipa da OpenAI queria fazer”, publicou no Twitter.

Para além disso, Musk já disse estar especialmente preocupado com modelos como o GPT-4, o último lançamento da OpenAI, pela sua capacidade de espalhar informações falsas e de orientações políticas.