O Newsreel trata-se de uma aplicação que transforma o consumo de notícias numa espécie de jogo, inspirada na aplicação de aprendizagem de idiomas Duolingo. 

Destinado a jovens entre os 18 e 30 anos, que consomem grande parte dos conteúdos através de plataformas como o Instagram, o TikTok e o Youtube, o Newsreel oferece três histórias por dia, com ênfase na política e nos assuntos internacionais. 

Os utilizadores da aplicação percorrem os artigos divididos em pequenas partes e o texto é intercalado com vídeos e questionários que testam se os leitores retiveram a informação que leram. Os leitores registam uma sequência diária se utilizarem a aplicação em dias consecutivos e lerem as três histórias diariamente disponibilizadas. 

Ao site britânico PressGazette, o fundador do Newsreel, Jack Brewster, disse que “o maior equívoco é pensar que a Geração Z não se interessa pelas notícias. Eles importam-se, sim, mas querem que as notícias cheguem até eles”. 

A aplicação já angariou 200 mil dólares em financiamento e tem agora como objectivo um investimento de 1 milhão de dólares. Por enquanto, o Newsreel é vendido a universidades americanas e canadianas que partilham a aplicação com os seus alunos. No futuro, o Newsreel poderá ser alargado à população, oferecendo assinaturas e exibindo anúncios.

(Créditos da imagem: site do Newsreel)