Jornalistas e criadores de conteúdos na era digital
Foi recentemente lançado o livro Content Creators and Journalists: Redefining News and Credibility in the Digital Age (Criadores de Conteúdos e Jornalistas: Redefinindo Notícias e Credibilidade na Era Digital, numa tradução livre), editado pelo Knight Center for Journalism in the Americas e financiado pela UNESCO.
Este projecto surge na sequência do aumento exponencial dos chamados “jornalistas-influencers” e da ocupação do espaço digital pelos influencers que partilham conteúdos noticiosos. Por exemplo, na Convenção Democrata para a nomeação de Kamala Harris como candidata presidencial, este ano, foram atribuídas mais de 200 credenciais a criadores de conteúdos.
A obra procura reflectir sobre as novas práticas digitais de partilha de informação e explorar bons exemplos, para perceber como jornalistas e criadores de conteúdos podem aprender uns com os outros, no sentido de se afirmarem como” vozes de confiança” e de reforçar a publicação online de conteúdos rigorosos.
O livro, actualmente disponível em inglês, e em breve traduzido para espanhol e português, está organizado em cinco partes:
- A primeira parte “considera as semelhanças e diferenças entre criadores de conteúdos e jornalistas, e os papéis importantes que ambos desempenham na partilha de notícias”, lê-se no anúncio de lançamento do livro;
- Na segunda parte, são dados exemplos de “newsfluencers” com amplas audiências em todo o mundo;
- A terceira parte é dedicada à forma como os criadores de conteúdos comunicam as questões das alterações climáticas;
- Na quarta parte, explora-se a literacia mediática e o combate à desinformação;
- Finalmente, na quinta parte, são sugeridas ferramentas práticas para uma partilha ética e consciente de conteúdos noticiosos na internet.
Ao longo de 105 páginas, a obra inclui entrevistas, dados de investigações, testemunhos, ilustrações e boas práticas.
“Esperamos que este livro ofereça um caminho de colaboração para um espaço em que criadores de conteúdos e jornalistas aproveitem o que cada um tem para dar de melhor, com vista a proporcionar o jornalismo de qualidade de que o mundo precisa hoje mais do que nunca”, lê-se na introdução.
(Créditos da imagem: recorte de ilustração do livro)