Martin Baron, ex-director do Washington Post (WP) e ex-editor-chefe do Boston Globe, apresentou o seu livro Collision of Power: Trump, Bezos, and THE WASHINGTON POST (Choque de Poder: Trump, Bezos e Washington Post, numa tradução livre) no passado dia 30 de Maio, na Asociación de la Prensa de Madrid (APM), anunciou a organização.

O livro, lançado no final de 2023, conta as memórias do jornalista como director do WP e a sua visão sobre “a deterioração da democracia nos EUA nos últimos anos, o papel da imprensa e os equilíbrios de poder entre o mundo empresarial e político”.

No livro, “Baron traça um retrato da figura de Jeff Bezos, o multimilionário fundador da Amazon, proprietário do diário de Washington, assim como de Donald Trump” durante a presidência, lê-se na sinopse da APM.

“Aborda também em pormenor investigações jornalísticas, tais como as revelações do ex-agente da NSA [National Security Agency] Edward Swonden, as intereferências russas nas eleições norte-americanas e o assassinato de Jamal Khashoggi por agentes sauditas”, continua a nota.

São também abordados temas como a liberdade de expressão, a noção de verdade e os movimentos #MeToo e Black Lives Matter.

Martin Baron esteve à frente do WP entre 2013 e 2021, depois de ter passado mais de 11 anos no Boston Globe, onde era editor aquando da premiada investigação sobre o abuso sexual de crianças por elementos da Igreja Católica.

Sete meses depois de Baron entrar para o WP, Jeff Bezos comprou o jornal. Três anos depois, Trump foi eleito presidente dos EUA. Ambos os acontecimentos marcaram profundamente os seus últimos anos no activo como editor, antes de se reformar, em 2021.

(Créditos da fotografia: APM)