Duas listas de “mais do mesmo”, uma com dez jogos mais vistos, a outra com cinco telenovelas mais seguidas, chama a atenção. Fica a curiosidade de saber onde ficam os programas do tipo reality show, ou os concursos de revelações musicais, ou culinárias, ou os debates de natureza mais política ou social.

Segundo a notícia da Meios & Publicidade, que aqui citamos, e descontando as telenovelas, o reality-show "A Quinta: O desafio – Final" ocupou o 2.º lugar dos programas mais vistos do ano, com uma audiência média de 1,4 milhões de telespectadores; e o programa de talento culinário, Masterchef Júnior, ficou na 6.ª posição no acumulado do ano, tendo sido uma das novas apostas da TVI

Curiosidade significativa: mesmo a noite das eleições presidenciais não foi além do oitavo lugar dos programas não futebolísticos:

“A TVI foi o canal eleito na Noite Eleitoral com a eleição do seu ex-comentador prof. Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, na 8.ª posição dos mais vistos em 2016, com uma audiência média de 1,2 milhões de portugueses.”  Por falar em números, a final do Euro 2016 foi o programa TV mais visto do ano, com uma audiência de 3,7 milhões de espectadores, a que correspondeu um share de 80,5%. 

Entre outros temas, a notícia que citamos chama ainda a atenção para o facto de que, “no balanço final de 2016, é notória a transferência de audiências dos canais generalistas para os canais Pay TV, que têm conseguido conquistar os telespectadores pela oferta em número de canais, como na diversidade da programação”.

 

Mais informação na Meios & Publicidade