Sintra troca Museu do Brinquedo pelo Museu das Notícias

Abordados pelos jornalistas presentes, tanto o Presidente da República como o Primeiro-Ministro se referiram à relação entre a abertura do museu nesta data e a reconquista da liberdade de expressão, trazida pelo 25 de Abril.
Os visitantes percorreram os três andares pelos quais se distribuem as duas dezenas e meia de módulos temáticos, ilustrando diversos tipos de cobertura jornalística, como a de guerra, a desportiva, o fotojornalismo, a rádio e a televisão. Puderam também observar os dispositivos interactivos, como o ecrã touch de visão a 360 graus e os óculos de realidade virtual.
Como refere o Diário de Notícias, estiveram ainda presentes alguns dos curadores do News Museum, como José Rodrigues dos Santos, responsável pelo espaço dedicado ao jornalismo de guerra, e o presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis.
“Grande parte do espólio do News Museum tem origem, aliás, no arquivo da estação pública. ‘A RTP e uma série de profissionais seus, ao longo de várias décadas, contribuíram para a história dos media. Portanto, dissemos desde o início que estaríamos com os nossos conteúdos aqui presentes’.” - disse Gonçalo Reis.
No início deste mês, o Global Media Group (detentor do DN) assinou uma parceria com o News Museum, disponibilizando peças dos arquivos do DN, Jornal de Notícias, TSF, e O Jogo, entre outras publicações.
A inauguração do novo espaço foi pretexto para juntar Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, recebidos por Basílio Horta, enquanto presidente da autarquia, e Luís Paixão Martins, em nome da fundação que lançou o News Museum.
Mais informação na notícia do DN