Segundo um artigo publicado pelo Diário de Notícias, na recente conferência Business Insider Ignition, sobre o futuro do digital, especialistas do panorama digital e televisivo fizeram uma análise do que pode ser o futuro da televisão. E o cenário norte-americano espelha o que começa a acontecer um pouco por todo o mundo, no que se refere a um declínio do número de pessoas com televisão por subscrição.

Um estudo apresentado pela eMarketer estima que, em 2018, um em cada cinco lares já não terá este serviço. No final do próximo ano, a eMarketer prevê que o número de assinantes de TV por cabo ou por satélite nos Estados Unidos fique em cerca de 100 milhões, número que vai continuar a cair progressivamente até 2019, situando-se nessa altura nos 96,4 milhões.

"Este ano, o número de serviços de vídeo digital expandiu-se de uma forma nunca antes vista", sublinhou Paul Verna, analista da eMarketer. "Existem novos pacotes digitais que incluem muitos dos canais a que os consumidores só poderiam aceder através de assinaturas de cabo e satélite no passado"  -  acrescentou.

O Netflix lidera este segmento, com 70 milhões de subscritores em todo o mundo. Segue-se a Amazon, com 45 milhões, a Apple TV, com 35 milhões, e a Hulu, com 10 milhões. Henry Blodget, fundador do Business Insider, não tem dúvidas:  "A televisão tradicional vai passar por anos de muito sofrimento, tal como os jornais."

 

Mais informação:

The Future of Digital: 2015, da Business Insider, a que pertence o gráfico incluído.