A iniciativa da Google foi noticiada já neste site e agora confirmada com os  seis projectos escolhidos de jornalismo online, entre os quais figuram o Observador, o Público, o Jornal de Notícias e a agência  Lusa.


A iniciativa  visa  apoiar – como refere o Público - o sector dos media por via da tecnologia e da inovação e está aberta "a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital – grandes, pequenos, estabelecidos ou estreantes",  de acordo com  a Google.

A Alemanha foi o país que recebeu a maior fatia do financiamento (4,8 milhões de euros), seguindo-se o Reino Unido (2,8 milhões de euros) e a Espanha (2,5 milhões de euros).


Desde o lançamento do DNI mais de 120 organizações mostraram interesse em integrar a iniciativa, segundo o mesmo documento.

O lançamento do DNI acontece depois de vários jornais europeus terem iniciado uma batalha contra o motor de buscas, devido aos direitos de autor. Em Espanha, por exemplo, a tecnológica fechou o Google News,  depois do país vizinho ter introduzido uma lei que a obrigaria a pagar pelos conteúdos.


Os meios alocados pela Google para distribuir,  sob a forma de apoio,  a projectos inovadores online, poderá representar um forte impulso às publicações digitais.


Em Portugal, o Observador é o mais recente projecto em suporte exclusivamente digital e um dos beneficiários deste projecto alargado.