Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

Relatório do “Digital News Report” é sombrio para o jornalismo

O “Digital News Report 2022” apresentou “conclusões demolidoras” para o jornalismo, trazendo-lhe novos desafios, afirma Miguel Ormaetxea para a Media-tics. O relatório conclui que, o foco de grande parte dos média por todo o mundo, no que toca a política, números de mortes, conflitos, guerras e calamidades, afasta as pessoas da informação. Isto ocorre, também, devido à vasta informação disponível nos meios digitais, que faz com que as pessoas “fujam da informação” e não que a consumam mais, afirma o jornalista. Relativamente à confiança e ao interesse do público nas notícias, tem vindo a registar-se um declínio. A nível mundial, 38% dos inquiridos evitam, voluntariamente, o consumo de notícias, quando, em 2017, não ultrapassavam os 29%. Os Estados Unidos são, para Ormaetxea, o país mais afectado, já que é naquele país que se observa maior desconfiança relativamente às notícias.   Assim, pagar pela informação deixou de ser uma prioridade e é nos leitores mais idosos que se regista uma maior propensão para o fazer. No entanto, rejeitam as colunas de opinião já que, maioritariamente, não concordam com o seu conteúdo.
Setembro 22
Partilhar:

Outras

Tecnologia

A personalização das notícias por IA como ferramenta para melhorar o interesse dos consumidores

Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...

Ler mais
Mundo

Observatório Europeu dos Media Digitais e a desinformação

Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...

Ler mais
Media

A urgência das reportagens de investigação na cobertura mediática em tempo de guerra

Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos