Recomendações para quem queira candidatar-se a jornalista…
A educação para a literacia mediática é cada vez mais importante, já que, actualmente, a maioria dos jovens tem acesso às redes sociais, e pode contribuir para a disseminação de notícias falsas.
Além disso, perante as constantes alterações do panorama mediático, é crucial que os jovens aspirantes a jornalistas se mantenham a par das tendências da indústria, bem como das exigências da profissão.
É esse o caso da filha de Josh Stearns, um produtor televisivo que recorreu à rede social Twitter, para ler os conselhos dos utilizadores da plataforma, sobre a melhor forma de a jovem se preparar para o seu futuro no sector dos “media”.
Estes testemunhos foram, entretanto, recolhidos pelo “Laboratorio de Periodismo”, que seleccionou os melhores comentários dos internautas, variando entre o incentivo da leitura e das entrevistas a familiares, até às recomendações em tom sarcástico.
Do ponto de vista educativo, os utilizadores do Twitter propuseram que a filha de Josh Stearns, que tem apenas nove anos, “aproveitasse a sua juventude para aprender”, "cultivasse a criatividade”, “escrevesse todos os dias” e “lesse extensivamente”.
Outros incentivaram a jovem a começar a desenvolver trabalho jornalístico, ao “entrevista familiares”, “acompanhar o dia-a-dia de um repórter” e “aprender a fazer boas perguntas”.
Julho 21
Alguns dos internautas deram, ainda, algumas sugestões mais concretas, incentivando a filha de Stearns a “ouvir”, “utilizar os silêncios de forma estratégica”, “aprender a ficar confortável junto de desconhecidos” e a “comprometer-se com a empatia”.
Do ponto de vista editorial, os comentadores apontaram para a necessidade de “conhecer diferentes narrativas”, “procurar respostas às suas próprias questões” e “verificar os factos”.
Os internautas recordaram, ainda, a importância de conhecer os direitos dos jornalistas e de ter algumas noções sobre a segurança “online”.
Houve, por outro lado, quem recomendasse que a jovem optasse por outro percurso profissional, tendo em conta o actual panorama da indústria mediática.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...