Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

Publicações locais conquistam público no Reino Unido

A disseminação de notícias falsas incentivou os cidadãos britânicos a passarem a consumir informação através dos “sites” dos jornais locais. Desta forma, em apenas um ano, a audiência destes títulos registou um crescimento de 18%, de acordo com dados da Joint Industry Currency for Regional Media Research (JICREG). Agora, cerca de 42 milhões de pessoas lêem, pelo menos uma vez por mês, as plataformas “online” de publicações regionais. Desses, cerca de 11 milhões são jovens entre os 15 e os 34 anos, que consultam estes títulos através dos seus dispositivos móveis. Perante estes dados, Henry Faure Walker, presidente da News Media Association, frisou que a pandemia ajudou a “despertar um interesse renovado sobre a vida local” e aumentou o desejo de “consumir informações de qualidade, bem como reportagens de confiança”. Como resultado, acrescentou aquele responsável, "as marcas de notícias locais alcançam, agora, mais pessoas do que nunca". “À medida que avançamos, é vital que os anunciantes reconheçam que a vida se tornou mais centrada na comunidade e que os ‘media’ locais representam a plataforma perfeita para criar uma ligação com o público, num ambiente de grande confiança”, enfatizou.  
Novembro 21
Partilhar:

Outras

Media

Proliferação de “sites” noticiosos gerados por IA preocupa Justiça

O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...

Ler mais
Media

Estudo do Reuters Institute aponta transparência como regra para aumentar a confiança do público 

O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...

Ler mais
Media

A “soberania do grotesco” enquanto estratégia de comunicação mediática

Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos