Projecto mediático nos EUA para comunidades minoritárias
A Signal Cleveland foi lançada e tem como objectivo ser um “porta-estandarte” para as organizações sem fins lucrativos, tentando levar notícias às comunidades onde a cobertura é mais escassa.
Lila Mills, editora-chefe do projecto, admitiu que sente que algumas comunidades minoritárias da cidade não são bem representadas e/ou cobertas, factor que deseja corrigir. A jornalista contou, também, que a própria designação da associação pretende sublinhar os seus objectivos de informar e apontar o caminho correcto, constituindo uma homenagem a Garrett Morgan, inventor do semáforo de três cores.
Apesar da grande meta que pretendem alcançar, o projecto conta, apenas, com uma equipa de 15 profissionais, três freelancers e um corpo de jornalistas-cidadãos, um website e um boletim informativo.
A associação tem, igualmente, uma parceria com a estação de rádio comunitária WOVU, uma afiliação com o website de notícias The Marshall Project, em Cleveland, e uma colaboração com uma estação de televisão comercial.
Uma das grandes diferenças da Signal Cleveland é a implementação do método da Documenters, em que qualquer cidadão interessado pode participar em eventos e relatar os acontecimentos em tempo real. No entanto, enquanto a Documenters requer um treino extensivo prévio, o processo de recrutamento da associação é mais simples, pagando ao voluntário por relatório.
Nas fases inicias de preparação, a American Journalism Project (AJP) realizou um longa avaliação acerca da viabilidade do projecto, em colaboração com a comunidade que ajudou, intimamente, em cada estágio.
Novembro 22
Michael Ouimette, vice-presidente sénior de estratégia e startups da AJP, confessou que a produção de Signal Cleveland foi um processo longo, uma vez que foi necessário “alinhar o apoio filantrópico e a opinião da comunidade num só plano editorial e de negócios; mas, de seguida, contratar outras pessoas (com forte preferência de que sejam locais) para executar o projecto”.
Um princípio base desta associação será gratuitidade das notícias, perante o aumento das taxas de assinaturas e as paywalls, que impedem o acesso da comunidade à informação. Além disso, Mills declarou que a parceria com a rádio e televisão permitirá diminuir as dificuldades existentes na expansão do jornalismo para comunidades minoritárias e, por vezes, iliteratas.
Passada a fase do lançamento, a equipa tenciona continuar a desenvolver a Signal Cleveland lentamente, uma vez que se trata de uma mudança fundamental que não pode ser feita de um dia para outro.
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