Segundo a informação divulgada pelo Portal dos Jornalistas, do Brasil, os premiados serão escolhidos por um júri e cada um receberá 33 milhões de pesos colombianos (cerca de 10 mil dólares) e um exemplar da escultura “Gabriel”, do artista colombiano Antonio Caro. 

Os finalistas de cada categoria ganham 6 milhões de pesos colombianos (cerca de 2 mil dólares). Todos serão participantes na cerimónia de entrega dos prémios, com as despesas pagas por parte do Festival Gabriel Garcia Márquez de Jornalismo, em Medellín. 

O texto que apresenta esta realização, no site do Prémio Gabriel Garcia Márquez, explica que o mesmo foi criado “com o objectivo de oferecer o mais importante galardão para promover a busca da excelência, a inovação e a coerência ética por parte de jornalistas e meios de comunicação que trabalhem e publiquem nas línguas espanhola e portuguesa nos países das Américas (incluindo os Estados Unidos e o Canadá) e na Península Ibérica, tendo como inspiração os ideais que levaram Gabriel Garcia Márquez a instituir a sua Fundação, e na dinâmica de inovação, criatividade e liderança que caracterizam a cidade de Medellín”. 

 

Mais informação no Portal dos Jornalistas e no site do Prémio