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Os desafios jornalísticos da nova editora-chefe da “Reuters”

A editora-chefe da Reuters, Alessandra Galloni, concedeu uma entrevista ao jornal ABC, no sentido de discutir os desafios do jornalismo, os objectivos da Reuters e a sua experiência como jornalista e editora-chefe. A jornalista admitiu que a agência noticiosa Reuters representa um modelo diversificado na obtenção e publicação de notícias, face aos desafios do sector. Primeiramente, a agência promove a deslocação de muitos jornalistas, como enviados especiais, a diferentes pontos do globo, o que se reflete num acervo de notícias mais rápido e diversificado. Apesar de este factor optimizar a velocidade de preparação das notícias, Galloni confessou que este não se sobrepõe à busca da verdade, visto que “não há glória em ser o primeiro e estar errado”. Adicionalmente, Galloni sublinhou que uma das maiores prioridades da empresa é garantir a segurança dos seus jornalistas, principalmente, dos profissionais que operam em zonas de conflito e que enfrentam riscos físicos e psicológicos. Tendo em conta os métodos utilizados, a empresa tem vindo a desenvolver o seu website, de forma a fornecer não só mais informação, mais rapidamente, mas também a contribuir para minimizar os custos operacionais. Quando questionada acerca da possibilidade de uma relação competitiva entre a Reuters e os seus clientes, a jornalista argumentou que este não será o caso, uma vez que estes reconhecem que o “jornalismo de qualidade custa muito dinheiro”. Em relação ao seu próprio cargo, Galloni admitiu que o facto de ser a primeira mulher editora-chefe da Reuters em 171 anos tornou-a mais consciente do desequilíbrio que existe no sector, pretendendo trabalhar para aumentar a diversidade e inclusão na empresa. Quanto ao futuro do sector, Galloni mostrou-se optimista, uma vez que o público tem vindo a perceber melhor a importância da informação confiável, graças ao trabalho sério dos jornalistas, tanto na relação com a sua fonte, como na sua partilha.
Novembro 22
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