Os algoritmos são menos “maus” se estiverem em “boas mãos”
Tony Gallagher criticou o facto de que “os posts são promovidos com base em gostos e partilhas e isso retira ao conteúdo o seu valor informativo; podemos fazer a melhor história possível, com investigação e investimento na produção da informação e em minutos vermos a história cair nos rankings do algoritmo, porque surgiu algo polémico e com menor valor informativo, mas que foi partilhado centenas de vezes”. (...)
“Não acho que os tecnológicos tenham más intenções, simplesmente não têm esta cultura jornalística e não sabem como funciona o mundo do jornalista, a forma como investem na produção deste tipo de histórias e conteúdos de qualidade”, acredita Mike McCue, o co-fundador do Flipboard, para quem, em sentido contrário, também seria “preciso os publishers perceberem melhor a tecnologia”. (...)
Ainda segundo o director de The Sun, Tony Gallagher, “de momento é uma conversa de um só sentido: o tráfego dos nossos conteúdos de qualidade cai em detrimento de conteúdos virais que são privilegiados no feed, nós tentamos mudar alguma coisa mas o algoritmo não é mudado”. (...)
Mais informação na Meios & Publicidade