O papel da alfabetização mediática na confiança no jornalismo
Um estudo realizado pela Impress, em colaboração com académicos das Universidades de Derby e Leeds,demonstrou que existe uma correlação entre a falta de confiança no jornalismo e a falta de conhecimento que existe acerca da indústria.
A pesquisa contou com as entrevistas de mais de três mil membros do público online e teve como objectivo “entender os níveis de confiança e alfabetização mediática dos leitores, a regulamentação como ferramenta para aumentar a confiança e a interação do público com as notícias”.
O estudo provou que 49% dos entrevistados confiavam nos media, enquanto apenas 39% confiavam no jornalismo.
Em relação à alfabetização jornalística, isto é, “a capacidade de processar, analisar e avaliar criticamente as notícias”, observou-se que grande parte da amostra não faz ideia de como as decisões são tomadas nas redacções.
Por exemplo, 54% dos entrevistados admitiu não ter conhecimento acerca do processo de escolha de notícias dos jornalistas. Essa mesma proporção revelou, igualmente, não ter conhecimento sobre a regulamentação dos media noticiosos e do jornalismo, no Reino Unido.
Adicionalmente, cerca de 63% dos participantes, com um baixo nível de compreensão do jornalismo, revelaram que não confiavam nos jornalistas, assim como 30% daqueles que não tinham conhecimento sobre a regulamentação dos media.
A Impress conclui que, “embora vários fatores influenciem a confiança – como a disposição de alguém em confiar nas instituições da sociedade – quando o público entende como as notícias funcionam, é mais provável que confiem nelas”.
A maioria dos entrevistados argumentou, ainda, que as notícias deveriam ser guiadas por valores, como admitir os erros e separar factos de opiniões, apesar de a pesquisa ter registado que 46% dos participantes consideram que os jornalistas e as organizações de notícias publicam abertamente erros.
Dezembro 22
Julie Firmstone, professora dos media e de comunicação na Universidade de Leeds, confessou que este relatório demonstra “a importância dos esforços para aumentar os níveis de alfabetização noticiosa entre o público, mostrando que quando as pessoas se sentem informadas sobre como as notícias são regulamentadas e como jornalismo funciona, se torna mais provável que confiem nas notícias que este produz".
Richard Ayre, presidente da Impress, concordou que é necessário aumentar a confiança no jornalismo através de um envolvimento mais aberto e educativo com o público.
Esta afirmação é reforçada pelo relatório, uma vez que este registou que a maioria dos entrevistados acredita que saber mais sobre a produção de notícias e sobre a sua regulamentação poderá ajudar a aumentar a confiança dos leitores.
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