Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Connosco

O jornalismo cultural confrontado com a informação-espectáculo

Já conhecíamos a facilidade com que a Informação, na era da instantaneidade e da ditadura da imagem fácil, resvala para o entretenimento. Habituámo-nos a exemplos diários de um modo de fazer as coisas que cabe à justa no neologismo infotainment. É um pouco mais grave quando se trata de jornalismo cultural, que devia sobreviver, pelo menos, na “reserva” de espaço limitado a que já está habitualmente confinado. Esta reflexão é desenvolvida pelo jornalista Franthiesco Ballerini, autor do livro “Jornalismo Cultural no Século 21”, que aqui se concentra sobre uma grande estação de televisão brasileira, a TV Globo. A sua crítica incide sobre uma agenda aparentemente noticiosa mas que privilegia, à partida, os eventos que tenham a capacidade de “divertir o grande público”. Quando o próprio director-geral da estação reconhece que a emissora opta por temas de “entendimento geral”, argumentando que “um erro comum da área cultural é só cobrir eventos específicos, de pouco apelo e dimensão pequena, o que colabora para manter o tema fora das grandes discussões”, o autor conclui: “Mas reside aí uma contradição perigosa. Se a grande mídia não abraça a cobertura de eventos específicos, eles sempre serão de ‘pouco apelo e dimensão pequena’.” O seu artigo vem publicado no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria. 
Novembro 16
Partilhar:

Outras

Media

Proliferação de “sites” noticiosos gerados por IA preocupa Justiça

O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...

Ler mais
Media

Estudo do Reuters Institute aponta transparência como regra para aumentar a confiança do público 

O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...

Ler mais
Media

A “soberania do grotesco” enquanto estratégia de comunicação mediática

Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...

Ler mais

+ Connosco

Connosco

Os riscos escondidos das grandes redes sociais 

Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...

Ler mais
Connosco

A sustentabilidade financeira e a “alfabetização informativa”

De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...

Ler mais
Connosco

A ameaça das grandes tecnológicas na receita dos “media”

Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...

Ler mais
Connosco

O que aconteceu e o que ficou para mudar no jornalismo brasileiro

Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado. Batista...

Ler mais
Connosco

Nova rede contra a desinformação nos “media”

O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...

Ler mais
Connosco

Onde se propõe um guia contra preconceitos no jornalismo

Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos