O histórico “Evening Standard” em dificuldades no Reino Unido para vencer a crise
O jornal londrino "Evening Standard” está a atravessar um período difícil na sua história e, à semelhança de muitos outros jornais locais e regionais, pode vir a encerrar actividade, alertou Vanessa Thorpe num artigo publicado no “Observer”.
Disponível de forma gratuita para os londrinos desde 2009, o “Evening Standard” tem vindo a perder leitores, devido às alterações nos hábitos de consumo noticioso.
Em primeiro lugar, a pandemia fez com que muitos cidadãos deixassem de ter acesso a este título, por se encontrarem em confinamento. Em segundo lugar, a internet tem vindo a estabelecer-se como a principal fonte de informação para muitas pessoas.
Além disso, o “Evening Standard” despediu-se, recentemente, da sua editora-executiva, Emily Sheffield, que ocupou o cargo por apenas 15 meses e que foi, entretanto, substituída por Charlotte Ross.
Lançado em 1827, o “Standard” foi controlado, durante vários anos, pela Associated Newspapers. Contudo, em 2009, o empresário Alexander Lebedev, antigo agente da KGB, passou a ser o accionista maioritário do título.
Esta mudança na direcção do “Standard”, recordou Thorpe, foi mal recebida por muitos dos leitores, que acusaram o jornal de “ter perdido a noção” do seu lugar no jornalismo.
Assim, nos últimos anos, aquele jornal centenário tem vindo a perder influência, e a registar quebras na circulação.
Novembro 21
“Em anos anteriores, o jornal tinha uma identidade forte”, recordou Jo Revill, antigo editor de Saúde do “Standard. “A redacção era um espaço positivo e cheio de energia, e os responsáveis estavam lá muitas vezes”.
Contudo, com o passar dos anos, o jornal foi procedendo a despedimentos colectivos e ao aumento dos horários de trabalho dos restantes colaboradores.
Ademais, deixou de haver uma ligação forte entre o jornal e os seus leitores.
O “Evening Standard” não é, contudo, o primeiro título histórico no Reino Unido a atravessar um período difícil. Aliás, recordou a autora, desde 2005, cerca de 300 jornais regionais foram forçados a encerrar actividade.
Ainda assim, parece existir esperança para estas publicações, já que alguns Grupos de “media” começaram a investir em títulos regionais, por este tipo de jornalismo ser valorizado pelas respectivas comunidades.
Perante este cenário, Thorpe acredita que o “Evening Standard” poderá, ainda, reinventar-se, desde que tenha, para coordenar as operações, um editor-executivo que valorize a informação fidedigna, uma redacção energética, e uma boa relação com os consumidores.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...