O Acordo, assinado pela API, Estado e os CTT,  abrange os títulos em regime de assinatura enviados pelos correios.  Será válido para o ano em curso e até 2018, inclusive, definindo as tarifas postais do Correio Editorial (Jornais e Publicações Periódicas – JPP) para o referido período.

Este acordo tarifário reveste-se de significativa importância, designadamente, para o conjunto da imprensa regional, que tem nas assinaturas uma das suas principais fontes de receita, sendo ao mesmo tempo uma forma de fidelização dos seus leitores.

Na mesma oportunidade, foi assinado um protocolo entre a Associação Portuguesa de Imprensa e os CTT no sentido de disponibilizar o envio gratuito de um pacote postal de jornais e revistas até 20kg, dirigidos à Escola Portuguesa de Moçambique, iniciativa inserida na estratégia de promoção da língua portuguesa.

O presidente da API, João Palmeiro, congratulou-se com o facto das negociações terem chegado a bom termo, pela importância de que se reveste para os seus associados. E salientou:

“ Esperamos que este Acordo possa servir de exemplo para uma mais forte cooperação futura, abrangendo o novo paradigma digital e que possa potenciar a VIA CTT, enquanto meio privilegiado de distribuição das publicações digitais”.

Pode consultar o protocolo aqui.