A rede social Twitter, recentemente comprada por Elon Musk, tem sofrido todo o tipo de alterações, em termos de funcionalidade, layout e colaboradores.
Entre os sectores afectados por estas mudanças está o jornalístico, uma vez que as recentes mudanças tornaram possível a compra de selos de “verificação” para todos os utilizadores, impossibilitando que se distingam fontes credíveis de não credíveis.
Perante a situação, os jornalistas têm usado uma nova rede social semelhante ao Twitter, a Mastodon, tendo, rapidamente, descoberto algumas das suas desvantagens.
A nova rede permite que cada utilizador escolha os servidores quer trocar informações. Posteriormente, é, também, possível bloquear um servidor, caso um pequeno grupo dos seus utilizadores não seja do nosso agrado.
Alguns jornalistas já inscritos na Mastodon revelaram que já foram afectados por esta funcionalidade, uma vez que alguns utilizadores externos classificaram um dos servidores como “estando apinhado de jornalismo clickbait”.
O servidor journa.host, criado por Adam Davidson, registou cerca de quarenta e cinco interceções no seu conteúdo, verificando-se que os jornalistas do grupo “recolhem pesquisam e interpretam mal qualquer afirmação oriunda na comunidade, com o objetivo de compartilhá-la, publicamente, incentivando qualquer utilizador em troca de cliques”.
Novembro 22
Um jornalista, que já utiliza a Mastodon, observou que existe “uma diferença cultural entre o comportamento dos utilizadores do Twitter e as expectativas no Mastodon”, sendo que a nova rede social não aceitará a partilha de artigos ou de notícias de última hora, método, anteriormente, utilizado no Twitter.
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