Mudar o Mundo – A reinvenção dos Media

Os jornalistas viram as suas práticas profundamente modificadas pela reatividade da rede, o poder da imagem e as redes sociais.
Os leitores tornaram-se actores e comentadores da informação, a partir do seu local de trabalho, pelo visor do smartphone ou do computador. Tornaram-se também o alvo de toda a atenção dos media, que escrutinam os seus comportamentos e os seus centros de interesse. Toda a cadeia de informação, desde a produção até à difusão, foi transtornada.
De que modo se adaptam os media a esta evolução em grande velocidade? E que impacto tem ela sobre as opções editoriais? E sobre o modo de trabalhar dos jornalistas?
Foram estes alguns dos temas tratados no Festival promovido pelo jornal Le Monde sob o título «Mudar o Mundo», realizado em Paris entre 25 e 27 de Setembro.
«A reinvenção dos media» foi o título de uma mesa-redonda em que participaram Laura McGann, editora de Política na Vox.com, o mais recente dos pure players americanos, do grupo Vox.Media ; Kevin Sutcliffe, director de informação para a Europa de Vice News ; Siddharth Varadarajan, que foi director do The Hindu e lançou este ano o novo portal de informação The Wire ; e Wolfgang Blau, um jornalista alemão que é hoje o director da estratégia digital do Guardian. Foi moderador Nabil Wakim, director-adjunto da redacção do Le Monde.