O “Monde” voltou a interagir com os seus leitores, através de um “chat” criado para esclarecer as dúvidas colocadas pelos consumidores do jornal.
Na 7ª edição desta iniciativa, que decorreu na primeira terça-feira de Dezembro, o vice-director do Departamento de Relação com os Leitores, Gilles van Kote, respondeu a questões sobre as alterações dos preços de subscrição, sobre o impacto dos “media” nas campanhas eleitorais e, ainda, sobre a cobertura mediática da pandemia.
Kote começou por responder a uma questão sobre os preços de assinatura, uma vez que um dos leitores alertou para o facto de estes terem sido alterados, sem que a decisão tivesse sido comunicada aos subscritores.
O mesmo participante destacou, ainda, os obstáculos que o jornal apresenta ao cancelamento das fidelizações.
Neste âmbito, aquele responsável garantiu que comunicaria esta observação ao departamento de assinaturas do jornal, afirmando, igualmente, que esta equipa está a desenvolver um sistema mais flexível, de forma a que seja mais fácil cancelar subscrições.
Kote respondeu, também, a uma questão sobre o papel dos “media” durante as campanhas presidenciais, bem como a sua influência no resultado das eleições.
Neste sentido, Kote esclareceu que, mais do que se preocupar com a sua influência nas votações, o “Monde” está focado em cumprir a sua função jornalística.
Dezembro 21
“Obviamente, isso não significa que estejamos inconscientes”, acrescentou aquele responsável. “Reunimo-nos em conselho editorial no mês passado, no qual discutimos a nossa cobertura noticiosa, e onde reflectimos sobre a atenção que estamos a dar a Eric Zemmour”.
“Seria absurdo ignorar o fenómeno Zemmour. Seria, aliás, má conduta profissional. Contudo, também seria absurdo dar atenção a todas as suas declarações”.
Kote respondeu, ainda, a uma questão sobre a cobertura noticiosa da vacinação contra a covid-19, uma vez que os “media” e os artigos partilhados nas redes sociais apresentam dados diferentes sobre os efeitos da inoculação.
Relativamente a este tópico, Kote esclareceu que os meios jornalísticos tentam fazer uma contextualização dos dados oficiais. Por outro lado, algumas páginas das plataformas “online”, focadas no tópico de anti-vacinação, tentam descredibilizar as informações do governo para seu próprio proveito.
Por fim, Kote recordou que irá voltar a responder às dúvidas dos leitores do jornal, na primeira terça-feira de Janeiro.
Um estudo do International Center for Journalists (ICFJ) assume que o presidente norte-americano Donald Trump foi a principal fonte de desinformação nos Estados Unidos em 2024. O relatório,...
No Festival de l’info locale, em Nantes, editores e jornalistas apresentaram projectos inovadores para revitalizar o jornalismo de proximidade. No final de Setembro, dezenas de jornalistas marcaram...
O Papa Leão XIV afirmou, recentemente, que as agências de notícias devem funcionar como um “antídoto” contra a proliferação da “informação lixo”. Durante uma audiência no Vaticano...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...