“Jornalismo de soluções”, uma nova tendência dos “media”
Algumas empresas de "media" estão, agora, a apostar no "jornalismo de soluções", caracterizado por reportagens de profundidade, que analisam situações relevantes para o público, sugerem a implementação de novas medidas, e ajudam as publicações a melhorarem a sua relação com os leitores.
Este tipo de jornalismo é, também, uma forma de combater a partilha excessiva de informações, que gera confusão entre os consumidores de notícias.
Conforme apontou o “Laboratorio de Periodistas”, o “site” argentino “Infobae” é um dos títulos que mais tem apostado nesta linha editorial, publicando, recentemente, uma reportagem de análise, sobre quatro técnicas de gestão de resíduos urbanos na Argentina, e explorando as possibilidades de sucesso de cada uma.
Outra das empresas que se tem destacado pelo seu “jornalismo de soluções” é a Deutsche Welle, que partilhou uma reportagem sobre o plano de vacinação contra a covid-19 em Espanha, sugerindo medidas que podem ser implementadas noutros países, de forma a acelerar o processo de inoculação.
O “Laboratorio de Periodistas” destaca, ainda, uma reportagem da “bioGraphic”, que explica a relação dos cidadãos indianos com as cegonhas, analisando as iniciativas que têm sido introduzidas para proteger esta espécie.
Destaca-se, ainda, o trabalho desenvolvido pelo “site” “Girst”, que investigou a possibilidade de os cidadãos conseguirem, de facto, ajudar no combate às alterações climáticas.
Fevereiro 22
Por fim, o “Laboratorio de Periodistas" sublinha uma reportagem do “Montana Free Press”, que ajuda os leitores a entenderem novos processos agrícolas, sugere formas de proteger plantações, e interage com a audiência, pedindo-lhe que sugira outras iniciativas.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...