Jornais locais nos EUA beneficiários de filantropia e mais publicidade
A situação financeira da imprensa local nos Estados Unidos começou a recuperar, onde mais de 50 publicações comunitárias, com apenas dois colaboradores, registaram receitas na ordem dos 100 mil dólares.
As conclusões são de um estudo da Local Independent Online News (LION) Publishers, que analisou a prestação financeira de 400 publicações locais, com base em relatórios submetidos pelos próprios editores.
Conforme apontou o “Nieman Lab”, o relatório indica, ainda, que, entre 2020 e 2021, a mediana das receitas anuais passou de 94 mil dólares para os 125 mil dólares.
De acordo com o mesmo documento, estes valores foram conquistados, em parte, graças ao apoio dos leitores, e de associações filantrópicas.
Já o director-executivo da LION, Chris Krewson, afirma que as receitas publicitárias foram outro dos factores que alavancaram as receitas dos jornais locais.
“Se olharmos para os anunciantes dos ‘sites’ da LION, percebemos que são negócios locais, que querem conquistar clientes”, explicou Krewson, prevendo o reforço da relação entre os jornais locais e outras iniciativas comunitárias.
A título de exemplo, o “site” do “Grain Valley News”, no Missouri, conta com publicidade de vários negócios locais.
Maio 22
Já o “Haitian Times”, com sede em Nova Iorque, tem anúncios de lojas diversas e, também, de festivais temáticos.
O relatório aponta, ainda, que, entre os títulos comerciais, a publicidade foi uma das principais fontes de receita.
Por outro lado, as organizações sem fins lucrativos dependeram, sobretudo, das doações de leitores e de outras associações.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...