Inteligência Artificial acentua disparidade consoante dimensão dos “media”
Através de uma maior aposta no desenvolvimento tecnológico, algumas empresas mediáticas começaram a introduzir ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como forma de acelerar os processos jornalísticos.
Contudo, devido ao elevado custo de implementação e à complexidade das ferramentas, a generalidade das pequenas redacções ainda não tem acesso a esta tecnologia, o que agrava as disparidades no actual panorama mediático, apontou um estudo da Associated Press (AP).
Para conduzir esta investigação, a Associated Press realizou inquéritos junto de 200 títulos, e os resultados, conclui o relatório, “confirmam a nossa suspeita sobre a lacuna de IA, entre grandes e pequenos meios de comunicação''.
Esta disparidade, prossegue o relatório, faz com que as grandes empresas mediáticas consigam captar o interesse dos leitores, uma vez que apresentam uma maior diversidade de histórias e de formatos jornalísticos.
Por outro lado, as pequenas redacções continuam a depender de técnicas “tradicionais”, com menor interesse para os consumidores actuais, que procuram ler histórias multiplataforma.
Este fenómeno, explica o estudo, pode resultar no encerramento de vários títulos locais, acentuando a concentração mediática, e prejudicando a pluralidade de fontes de informação.
Ainda assim, alguns títulos locais já conseguiram implementar ferramentas de Inteligência Artificial com sucesso, construindo soluções para as lacunas tecnológicas, e assegurando a sua sustentabilidade financeira.
Abril 22
Como tal, o relatório da AP sugere que os títulos comunitários comecem por fazer pequenos avanços tecnológicos, como forma de ir respondendo, progressivamente, às exigências dos leitores.
Uma das mudanças mais simples de introduzir, explica o estudo, seria a implementação de uma ferramenta de análise de audiências, que permitisse apurar os temas que mais captam a atenção do público.
Outra das sugestões da AP passa pela identificação de possíveis mecenas, que possam ajudar as redacções a investirem na aquisição de outras ferramentas de Inteligência Artificial.
(Ilustração reproduzida do estudo divulgado pela Associated Press)
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