Estudo revela consumidores menos fiéis aos “media”
Nos últimos três anos, registou-se uma quebra no número de artigos consumidos “online” , bem como no tempo de leitura dedicado aos conteúdos noticiosos, de acordo com um estudo da empresa Smartocto.
Estes resultados, explicam os responsáveis pelo estudo, "podem indicar um aumento da fadiga das notícias (particularmente à luz do ciclo interminável de informações relacionadas com a pandemia)”.
“Noutras palavras” , prossegue o relatório, “os consumidores parecem procurar apenas as informações mais relevantes, demonstrando pouca lealdade para com um determinado meio de comunicação”.
Perante este cenário, a Smartocto considera essencial que os “media” implementem algumas mudanças, como forma de captar a atenção dos cidadãos, e de aumentar as taxas de retenção de subscritores.
Em primeiro lugar, o relatório aponta para a importância de os artigos serem compatíveis com diferentes dispositivos, tais como computadores, telemóveis e tablets. Isto vai fazer com que os leitores tenham maior tendência para recorrer a uma única publicação.
Além disso, o estudo sugere que os títulos definam um público-alvo, investigando as suas preferências, e o tipo de conteúdos que gostam de consumir.
Abril 22
A Smartoco relembra, ainda, que “vale a pena apostar na publicação de notícias positivas, que contrastem com o fluxo informativo regular”, uma vez que esta estratégia pode impulsionar a interacção com os leitores.
Neste sentido, o relatório aponta, ainda, para a importância de estabelecer contacto directo com a audiência, de forma a perceber aquilo que os leitores valorizam.
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