O documentário, realizado e coordenado pelo membro do Conselho Juan J. Gómez, conta com depoimentos entre várias figuras de Miguel Ángel Noceda, presidente da Federação de Jornalistas de Espanha (FAPE) e terceiro vice-presidente da APM que afirma precisamente no documentário:

“No final da década de 1970, início da década de 1980, os ministérios começaram a contratar gente dos jornais para a comunicação. É neste momento que a necessidade de ter um assessor de imprensa começou a ser uma tendência.

Por seu lado, Miguel López-Quesada assegura no mesmo relatório: “Vivemos numa enxurrada de informação que nos obriga a escolher. Buscar a verdade é tecer uma história e devemos estar atentos a isso. Agora todos nós, até certo ponto, somos estrategas. Se o Dircom não existisse, teria que ser inventado”.

 

A estreia do “Strategists” é uma das actividades da programação especial do 30º Aniversário da associação, que será seguida de um Congresso nos dias 23 e 24 de Novembro.