Combinação de assinaturas e publicidade como solução possível para valorizar negócio dos media
Qual será o melhor modelo de negócio para os media? É a questão que coloca Ismael Nafría, no artigo publicado nos Cuadernos Periodistas, da Associacion de La Prensa de Madrid.
Possivelmente a combinação certa de assinaturas e publicidade responde o autor, argumentando que “a eterna busca de todos os meios de comunicação pelo melhor modelo de negócios na era da Internet está a dar lições valiosas a todo o sector”, e acrescenta “o boom das assinaturas digitais continua a crescer em praticamente todos os mercados, acompanhado de melhorias na receita publicitária em muitos meios de comunicação”.
Por isso, diz o autor, “são cada vez mais as vozes a aconselhar os meios de comunicação social a procurarem encontrar o melhor equilíbrio possível entre estas duas fontes de receita” numa tentativa de aproveitar todo o potencial da desta solução.
Ao mesmo tempo, Nafría, aconselha a diversificação dos canais pagos para consolidar os negócios de media. Nesse sentido, “o comércio electrónico, por meio de fórmulas como a subscrição ou a venda directa de produtos, vem a consolidar-se como uma terceira via que pode ser muito lucrativa”,
Acrescenta ainda, a organização de eventos, a venda de conteúdos, a prestação de serviços especializados de consultoria e formação profissional, entre outras opções para o aumento de receitas.
Como exemplo da importância das suas sugestões cita o mais recente estudo 100k Club, da Press Gazette, de Maio de 2022, onde é revelado que o número total de assinantes digitais já ultrapassa os 30 milhões.
“Nove meios de comunicação conseguiram ultrapassar o número mágico de um milhão de assinantes digitais” afirma e aponta, entre outros, o caso do New York Times que no final de Março passado, atingiu 8,3 milhões de assinantes digitais e estabeleceu a meta de atingir 15 milhões de assinantes em 2027.
Outubro 22
A CEO, do diário nova iorquino, Meredith Kopit Levien, considera existir um mercado potencial de 135 milhões de pessoas, no mundo, dispostas a pagar por uma assinatura em inglês.
Chamado à atenção do mercado espanhol, o autor exemplifica com o caso do líder El País com 164.200 assinantes digitais”
Seguidamente, Ismael Nafría, explana detalhadamente as estratégias seguidas pelos jornais de maior sucesso no campo digital. Cita novamente as opções do New York Times e Guardian e menciona o êxito assinalável dos podcasts.
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