BBC com recorde de audiências graças à aposta no digital
A BBC atingiu, durante o período de 2020/21, o maior pico de audiência da sua história, de acordo com o relatório Global Audience Measure, que regista o número total de acessos aos diferentes serviços daquela emissora.
Conforme indica o estudo, no último ano, o operador público britânico conquistou uma média de 489 milhões de adultos por semana, o que representa aumento de mais de vinte milhões de leitores em relação a 2019/2020.
Assim, a BBC conseguiu duplicar a sua audiência semanal em apenas dez anos.
De acordo com o operador, o crescimento foi impulsionado pela aposta no Serviço Mundial de Idiomas, que permite a tradução de conteúdos fidedignos.
Outros dos factores a ter em conta incluem uma maior aposta em conteúdos digitais, e a criação de canais internacionais da BBC Studios.
“Estou muito feliz por saber que a BBC informa, educa e entretém mais pessoas do que nunca”, disse o director-geral do operador público britânico, Tim Davie. “O nosso alcance global continua a crescer e estamos quase a chegar aos 500 milhões de pessoas, um número que esperamos registar já no próximo ano”.
Novembro 21
“O facto de o número de leitores ter duplicado na última década demonstra que os nossos serviços são de confiança e que são valorizados em todo o mundo”, acrescentou Tim Davie.
Já Liliane Landor, responsável pela BBC News International Services considerou que estes números vêm comprovar que os serviços da emissora britânica são de “classe mundial”.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...