As “paywalls” como caminho incerto para as receitas da imprensa regional inglesa
Num texto recente, da autoria de Dominic Ponsford, editor-chefe da PressGazette, fez-se uma análise acerca das paywalls como fontes de sucesso para os jornais.
O editor argumentou que este método foi bem sucedido em vários media, nomeadamente, no jornal Manchester Mill, Aberdeen-based Press and Journal, The Courier e The Belfast Telegraph, assim como na plataforma Substack.
Porém, outros meios de comunicação do Reino Unido optaram por adoptar diferentes métodos para aumentar as receitas.
A maioria dos grandes websites de notícias do país focam-se em gerar um alto volume de tráfico de utilizadores e, subsequentemente, aumentar a receita da publicidade.
Por exemplo, a MyLondon é um website de notícias locais financiado por anúncios publicados na Reach.
Ponsford sublinhou que a escolha de métodos pode estar relacionada com os conteúdos dos jornais, uma vez que este último apresenta uma “alta proporção de conteúdo não local, grande parte proveniente de artigos de fontes fracas acerca de assuntos tratados nas redes sociais”.
Note-se que o MyLondon não cobre apenas este tipo de informação, apesar de ser a grande maioria.
O editor acrescentou, ainda, que embora o conteúdo seja apelativo para o público, seria difícil de convencer os leitores a pagar por este serviço, tendo em conta o tema.
Assim, a profundidade do envolvimento do público com o conteúdo está directamente ligada às estratégias que os editores adoptam, apesar de depender, também, da disponibilidade dos leitores pagarem pela sua assinatura.
Este último tem vindo a ser um obstáculo, uma vez que apenas “cerca de 5% dos ingleses estão, actualmente, dispostos a pagar por uma assinatura de notícias locais online”.
Além deste desafio, a existência de notícias locais gratuitas de alta qualidade, como as da BBC, dificultam a capacidade de outros jornais cobrarem pelas suas notícias. Neil Benson, ex-director editorial da actual Reach, admitiu que “aos olhos dos leitores, isso torna [a BBC] num substituto bom o suficiente, caso os jornais locais tentem cobrar pelo seu conteúdo”.
Novembro 22
Apesar dos desafios que os jornais locais enfrentam, Ponsford declarou que o sucesso da utilização de paywalls, por parte de empresas como a Manchester Mill, é “um raio de esperança para o futuro”, apesar de concluir que “parece improvável que os paywalls sejam os salvadores da imprensa regional do Reino Unido”.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...