Análise de dados como estratégia de fidelização de leitores
A utilização e análise de dados tornou-se uma ferramenta essencial para qualquer “media”, já que permite registar os interesses dos cidadãos e adaptar os conteúdos conforme as tendências do mercado.
Quem o garante é Ryan McVeigh, director de análise de consumo do “Boston Globe”, que, em entrevista para o “Laboratorio de Periodismo”, partilhou as estratégias que utiliza para impulsionar o número de leitores fidelizados.
Em primeiro lugar, McVeigh ressalvou que as receitas devem ser a prioridade de qualquer jornal. Por isso mesmo, as decisões editoriais e executivas dos jornais devem ser tomadas com base no capital que irão gerar.
Além disso, prosseguiu aquele responsável, as iniciativas editoriais devem ser sujeitas a testes contínuos, já que as opiniões e interesses dos cidadãos são voláteis, que mudam conforme as tendências. Assim, algo que resulta hoje, pode não resultar dentro de uma semana.
Outra questão importante é a proactividade. Ou seja, os analistas devem ter iniciativa própria quanto à pesquisa e exploração de novas opções para os seus títulos.
McVeigh explicou que, ao seguirem estes passos, os analistas do “Boston Globe” conseguiram estabelecer um modelo “freemium”, que disponibiliza cinco artigos grátis por mês, o que permitiu aumentar a taxa de retenção de leitores fidelizados.Além disso, a equipa de análise de dados concluiu que os consumidores do “Boston Globe” são receptivos a pacotes promocionais.
Outubro 21
Como tal, quando disponibilizou uma oferta de assinatura de “apenas um dólar por mês, durante seis meses”, registou, em apenas 24 horas, mais 1700 novos subscritores.
Por fim, McVeigh destaca que, graças à análise de dados, o “Boston Globe” concluiu que a maioria das pessoas desiste do cancelamento da sua subscrição, desde que lhe seja oferecido um desconto.
Graças a isto, apenas 15% dos leitores que expressaram a intenção de desistir da sua fidelização abandonaram, de facto, o jornal.
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