A Wikipédia pede aos seus leitores donativos de apoio
A oferta pode, naturalmente, ser maior, e a mensagem inserida explica o motivo desta campanha:
"Para proteger a nossa independência, nunca usamos publicidade. Somos sustentados por donativos de cerca de 10 euros, o que apenas nos é dado por uma pequena parte dos nossos leitores."
Em declarações ao Diário de Notícias, que publica um artigo sobre este assunto, um responsável da Wikipédia disse que “no ano fiscal 2014-2015, a Europa doou 23 milhões de dólares (cerca de 20.4 milhões de euros), menos de metade do total angariado (mais de 51 milhões de euros).”
Contactado pelo DN, Alex Bluestone, da Wikimedia Foundation, diz que "o objectivo da campanha de fundos anual é aumentar o orçamento operacional no ano fiscal seguinte", o que inclui "suporte técnico" e apoio à "comunidade global de editores que contribuem no mundo todo."
Para o ano fiscal 2015-2016, o orçamento operacional é de 68 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros), mais 13 milhões do que o valor das despesas do ano passado. Os custos inerentes ao site, explica Alex Bluestone, não implicam exclusivamente os servidores:
"Construímos tecnologia para ajudar as pessoas a aceder à Wikipédia em todos os lugares. Projectamos a privacidade dos leitores e editores, criamos programas e iniciativas para que possa estar disponível gratuitamente em todo o mundo. Damos ferramentas para que os editores possam melhorar e fazer crescer a Wikipédia."
Mais informação no DN online