A confiança e a proximidade fomentam a fidelização de leitores
A Associação de Meios de Informação (AMI) promoveu, recentemente, o evento Novo Fórum de Receitas 2021, no qual diversos especialistas espanhóis em “media” tiveram a oportunidade de analisar a actualidade do sector jornalístico, focando-se nos novos modelos de subscrição.
Durante a sessão, que foi apresentada pelo director-geral da AMI, Ramón Alonso, cerca de 200 participantes debateram sobre a sustentabilidade e rentabilidade dos “media”.
Ramón Alonso, começou por assinalar que os “‘media’ têm sido, e continuarão a ser, um pilar essencial nas democracias", destacando que as publicações jornalísticas estão a ser bem-sucedidas na adaptação à era digital.
A opinião de Alonso foi partilhada pelos representantes de Grupos Editoriais, que aproveitaram esta oportunidade para partilharem os seus principais sucessos, com destaque para as relações de proximidade com os leitores, e para a implementação de novos modelos de receita.
Neste sentido, o director do Grupo Prensa Ibérica, Alfonso Nogales, sublinhou o papel desempenhado pela imprensa local em Espanha. "O nosso modelo ‘web’ é baseado em informações locais, o que nos diferencia, e ajuda-nos a criar um sentido de comunidade”, afirmou Nogales.Por sua vez, Javier Martínez, do Grupo Godó, explicou que, graças à criação de uma “paywall”, a empresa conta, agora, com 2 milhões de utilizadores registados, entre os quais 56 mil leitores fidelizados.
Novembro 21
“O elemento mais importante em todo este processo foi a lealdade”, acrescentou Martínez.
Já em nome da Unidad Editorial, Tacho Ramos destacou a importância da durabilidade das marcas jornalísticas. De acordo com Ramos, a aposta constante e permanente na criação de novos conteúdos permitiu fidelizar os leitores habituais, bem como alguns dos consumidores ocasionais.
“Temos que oferecer aquilo que os nossos leitores querem ver. Isto permite aumentar os nossos níveis de confiança, o que transparece para tudo aquilo que produzimos”, concluiu.
A base de leitores que subscrevem o New York Times (NYT) tem vindo a aumentar, tendo o diário superado, pela primeira vez, a marca dos 11 milhões de assinantes, anuncia o próprio jornal. Destes...
O Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, entre outras marcas editoriais, viu crescer os seus lucros nos primeiros nove meses do ano, quando comparados com o período homólogo do ano...
A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...