Novas ferramentas para jornalistas em teletrabalho
Muitos jornalistas continuam a exercer as suas funções em regime de teletrabalho, longe dos colegas de redacção, e à procura de ferramentas que os ajudem a melhorar as suas peças.
Como tal, o jornalista Jeremy Caplan elaborou uma lista, com plataformas que podem ajudar os profissionais dos “media” a realizarem as suas tarefas de forma mais estimulante.
Já que o contacto com os colegas de profissão é um elemento importante para a qualidade do jornalismo, Caplan sugere a utilização da ferramenta”Etherpad”, que permite criar documentos colaborativos.
Com o “Etherpad”, cada jornalista pode deixar os seus pareceres, com uma cor diferente, o que pode ser útil para redigir artigos a “várias mãos”, ou para ajudar colegas em dilemas éticos.
Outra maneira de estabelecer contacto com jornalistas é através do “site” “Lunch Club”, que organiza reuniões com outros profissionais, que partilhem interesses ou áreas de actividade.
Julho 20
A plataforma “Bridge” é, também, uma boa forma de conhecer outros profissionais dos “media” e trocar impressões.
Por outro lado, o jornalismo da era digital não depende, apenas, do elemento textual, já que a imagem e a interactividade são elementos essenciais para um artigo atractivo.
Assim, Caplan aconselha o “site” “Canva”, que disponibiliza centenas de “templates”, que podem ser utilizados, por exemplo, para a criação de “infográficos”.
Passou relativamente despercebida uma efeméride fundamental: a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 1993, seguindo uma...
Muitas vezes, os jornalistas escrevem sobre estudos científicos ou recorrem a estes para fundamentar os seus artigos. O site Journalist’s Resource fez uma lista com dicas para evitar erros na...
O Observatório da Comunicação (OberCom) publicou recentemente o relatório Paradigmas de inovação para o serviço público de media e para o audiovisual em Portugal e na Europa, que faz um...
Estão a decorrer até dia 5 de Maio as candidaturas ao programa de inovação Media Open Call, que visa o crescimento tecnológico das empresas de média. O Media Open Call é destinado a startups e...
A empresa Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, anunciou alterações à sua política de gestão de conteúdos que são alterados digitalmente, com ou sem recurso à inteligência...
O instituto Poynter acredita que é importante definir os princípios éticos para o uso da inteligência artificial (IA) antes de avançar no recurso a estas inovações tecnológicas, refere num...
No seguimento do encontro de jornalismo de dados NICAR 2024, a Global Investigative Journalism Network (GIJN) fez uma lista de algumas ferramentas que foram mais comentadas e que estão disponíveis...
O The City, site dedicado a notícias sobre a cidade de Nova Iorque, usou a inteligência artificial (IA) para identificar a distribuição geográfica das histórias publicadas. O resultado é um...
O LinkedIn está a trabalhar com as empresas de média e a investir mais nos conteúdos noticiosos, disse o editor-chefe e vice-presidente do LinkedIn, Dan Roth, numa entrevista ao Axios. A empresa...