Novas ferramentas para jornalistas em teletrabalho
Muitos jornalistas continuam a exercer as suas funções em regime de teletrabalho, longe dos colegas de redacção, e à procura de ferramentas que os ajudem a melhorar as suas peças.
Como tal, o jornalista Jeremy Caplan elaborou uma lista, com plataformas que podem ajudar os profissionais dos “media” a realizarem as suas tarefas de forma mais estimulante.
Já que o contacto com os colegas de profissão é um elemento importante para a qualidade do jornalismo, Caplan sugere a utilização da ferramenta”Etherpad”, que permite criar documentos colaborativos.
Com o “Etherpad”, cada jornalista pode deixar os seus pareceres, com uma cor diferente, o que pode ser útil para redigir artigos a “várias mãos”, ou para ajudar colegas em dilemas éticos.
Outra maneira de estabelecer contacto com jornalistas é através do “site” “Lunch Club”, que organiza reuniões com outros profissionais, que partilhem interesses ou áreas de actividade.
Julho 20
A plataforma “Bridge” é, também, uma boa forma de conhecer outros profissionais dos “media” e trocar impressões.
Por outro lado, o jornalismo da era digital não depende, apenas, do elemento textual, já que a imagem e a interactividade são elementos essenciais para um artigo atractivo.
Assim, Caplan aconselha o “site” “Canva”, que disponibiliza centenas de “templates”, que podem ser utilizados, por exemplo, para a criação de “infográficos”.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
Muitas das empresas proprietárias das ferramentas de inteligência artificial (IA) usadas nas redacções — para verificar factos, gerar conteúdos, agregar notícias e outros fins — não são...
O proprietário do Los Angeles Times (LA Times), o milionário Patrick Soon-Shiong, está a planear integrar um medidor de “enviesamento” nas histórias reportadas pelo jornal, noticia o The...
Uma investigação da Ziff Davis revelou que as empresas que usam inteligência artificial (IA) generativa dependem mais dos conteúdos editoriais para treinar os modelos de IA do que aquilo que...
A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) lançou um videojogo que pretende combater a falta de confiança da Geração Z nos media, noticia a Meios & Publicidade (M&P). “O NewsArcade é...
Todos os dias, o New York Times (NYT) publica mais de 250 artigos. No entanto, na página inicial do site do jornal (também chamada “homepage”), apenas é possível incluir 50 a 60 peças de...
Um novo software de inteligência artificial (IA) da Google, NotebookLM, tem a capacidade de transformar qualquer conteúdo de texto num episódio de podcast, escreve Geoffrey A. Fowler, colunista de...