Novas ferramentas para jornalistas em teletrabalho
Muitos jornalistas continuam a exercer as suas funções em regime de teletrabalho, longe dos colegas de redacção, e à procura de ferramentas que os ajudem a melhorar as suas peças.
Como tal, o jornalista Jeremy Caplan elaborou uma lista, com plataformas que podem ajudar os profissionais dos “media” a realizarem as suas tarefas de forma mais estimulante.
Já que o contacto com os colegas de profissão é um elemento importante para a qualidade do jornalismo, Caplan sugere a utilização da ferramenta”Etherpad”, que permite criar documentos colaborativos.
Com o “Etherpad”, cada jornalista pode deixar os seus pareceres, com uma cor diferente, o que pode ser útil para redigir artigos a “várias mãos”, ou para ajudar colegas em dilemas éticos.
Outra maneira de estabelecer contacto com jornalistas é através do “site” “Lunch Club”, que organiza reuniões com outros profissionais, que partilhem interesses ou áreas de actividade.
Julho 20
A plataforma “Bridge” é, também, uma boa forma de conhecer outros profissionais dos “media” e trocar impressões.
Por outro lado, o jornalismo da era digital não depende, apenas, do elemento textual, já que a imagem e a interactividade são elementos essenciais para um artigo atractivo.
Assim, Caplan aconselha o “site” “Canva”, que disponibiliza centenas de “templates”, que podem ser utilizados, por exemplo, para a criação de “infográficos”.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Uma investigação do Poynter Institute e da Universidade do Minnesota lança luz sobre o que as pessoas pensam da inteligência artificial (IA) no jornalismo. Diversas grandes redacções dos...
O Le Monde divulgou os resultados de um estudo levado a cabo pela Autoridade Reguladora do Audiovisual e das Comunicações Digitais (Arcom), que pretende conhecer melhor os equipamentos e os...
A editora do The Independent no Reino Unido, Chloe Hubbard, afirmou à Press Gazette que os artigos resumidos pelo novo serviço de inteligência artificial, o Bulletin, frequentemente superam o...
O Newsreel trata-se de uma aplicação que transforma o consumo de notícias numa espécie de jogo, inspirada na aplicação de aprendizagem de idiomas Duolingo. Destinado a jovens entre...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Um estudo recentemente publicado pela Taylor & Francis aborda as estratégias de paywall e o impacto que diferentes elementos visíveis têm na conversão de visitantes em assinantes online. A...