Netflix continua a liderar o “streaming” em Portugal
Os serviços de “streaming” estão a fazer sucesso em Portugal, onde 77,2% dos cidadãos subscrevem, pelo menos, uma destas plataformas, de acordo com o estudo inMarket da Multidados, que contou com a participação de mil entrevistados.
A Netflix continua a liderar o “ranking”, ao ser referida por 77,9% do número total de subscritores de vídeo “on demand”.
A HBO segue a larga distância, ao ser subscrita por 25,2% dos inquiridos. Ainda assim, esta é a plataforma que apresenta maior potencial de crescimento já que, além de ser apontada como aquela que os portugueses mais pretendem subscrever no futuro, é também o serviço com maior taxa de retenção estimada para os próximos seis meses.
Seguem-se a Amazon Prime Video (19,4%), NOS Play (13,7%), Disney Plus (11,5%), Apple TV (5,8%), Meo Filmes & Séries (7,9%) e Opto SIC (4,3%).
“Apesar do acesso a diversas plataformas, apenas a Netflix apresenta uma utilização com grande frequência (72,7%), seguindo-se a HBO (10,1%) e a Amazon Prime Video (7,2%)”, explicou, no relatório, a empresa de estudos de mercado, concluindo que “muitos dos consumidores possuem diferentes plataformas mas utilizam-nas apenas em determinados momentos e não para consumo diário/ frequente”.
Março 22
Analisando os motivos que levam os portugueses a optar por cada uma das plataformas, a qualidade do conteúdo surge como principal razão de utilização da Amazon Prime Video (55,6%), Apple TV (50,1%), HBO (50%) e Meo Filmes & Séries (49,9%), enquanto a boa relação preço/qualidade destaca-se na HBO (37,5%), NOS Play (33,3%), Netflix (26,8%) e Amazon Prime Video (22,2%).
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Uma investigação da Ziff Davis revelou que as empresas que usam inteligência artificial (IA) generativa dependem mais dos conteúdos editoriais para treinar os modelos de IA do que aquilo que...
A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) lançou um videojogo que pretende combater a falta de confiança da Geração Z nos media, noticia a Meios & Publicidade (M&P). “O NewsArcade é...
Todos os dias, o New York Times (NYT) publica mais de 250 artigos. No entanto, na página inicial do site do jornal (também chamada “homepage”), apenas é possível incluir 50 a 60 peças de...
Um novo software de inteligência artificial (IA) da Google, NotebookLM, tem a capacidade de transformar qualquer conteúdo de texto num episódio de podcast, escreve Geoffrey A. Fowler, colunista de...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os...
A reconhecida London School of Economics and Political Science (LSE) lançou o JournalismAI Innovation Challenge, um programa de financiamento para redacções que já estejam a explorar de alguma...