A inteligência artificial (IA) e o futuro do jornalismo estarão em debate no Palácio Nacional da Ajuda, numa conferência por ocasião da presidência portuguesa da União Europeia.
O colóquio “Inteligência Artificial e o futuro do jornalismo —A IA tomará posse do 4.º poder?” decorrerá nos dias 11 e 12 de Maio, tratando-se de um evento “online” e gratuito.
“É uma conferência importante sobre um tema que é absolutamente central”, afirmou, em declarações à Lusa, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, que presidirá à abertura do evento.
Durante a conferência de dois dias serão abordados casos práticos, modelos de negócio para o jornalismo, o serviço público dos “media”, a desinformação e os desafios das políticas públicas para o futuro do jornalismo.
Este colóquio contará, ainda, com “a participação de muitos especialistas internacionais como também de jornalistas portugueses que têm escrito e pensado sobre o tema”.
O encerramento do evento estará a cargo da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da vice-presidente para os Valores e a Transparência da Comissão Europeia, Vera Jourová, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Maio 21
A jornalista Catarina Carvalho, fundadora e directora do jornal “Mensagem de Lisboa”, será a anfitriã da iniciativa.
A conferência será bilíngue (português/inglês) e terá, igualmente, interpretação para língua gestual portuguesa e internacional.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Muitas das empresas proprietárias das ferramentas de inteligência artificial (IA) usadas nas redacções — para verificar factos, gerar conteúdos, agregar notícias e outros fins — não são...
O proprietário do Los Angeles Times (LA Times), o milionário Patrick Soon-Shiong, está a planear integrar um medidor de “enviesamento” nas histórias reportadas pelo jornal, noticia o The...
Uma investigação da Ziff Davis revelou que as empresas que usam inteligência artificial (IA) generativa dependem mais dos conteúdos editoriais para treinar os modelos de IA do que aquilo que...
A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) lançou um videojogo que pretende combater a falta de confiança da Geração Z nos media, noticia a Meios & Publicidade (M&P). “O NewsArcade é...
Todos os dias, o New York Times (NYT) publica mais de 250 artigos. No entanto, na página inicial do site do jornal (também chamada “homepage”), apenas é possível incluir 50 a 60 peças de...
Um novo software de inteligência artificial (IA) da Google, NotebookLM, tem a capacidade de transformar qualquer conteúdo de texto num episódio de podcast, escreve Geoffrey A. Fowler, colunista de...