Embora o Reddit não tenha um programa formal dirigido a organizações de media, algumas das funcionalidades desta rede social podem ser usadas pelas publicações para chegar a mais pessoas e criar comunidade, explica a Digiday, uma revista digital sobre a indústria mediática.

O Reddit é uma rede social composta por comunidades organizadas em função de temas. Cada comunidade é chamada “subreddit” e dedica-se a um só tema, ou seja, os participantes de cada comunidade partilham e discutem conteúdos sobre esse tema específico, que pode ir desde assuntos tão vastos como política norte-americana (“r/politics”) até temas muito particulares, como “r/Animalsthatlovemagic” (conteúdos com reacções de animais a truques de magia).

A Digiday explica que as publicações editoriais podem utilizar as comunidades do Reddit para se posicionar como entidades que têm algo de valor a acrescentar às conversas.

Mas há regras essenciais que não podem ser quebradas — e existem boas práticas que potenciam o sucesso da participação das publicações nos subreddits.

Duas ferramentas úteis

O Reddit Pro é uma funcionalidade gratuita para empresas que permite saber em que comunidades e em que contextos a marca da empresa está a ser mencionada, sendo uma ajuda para identificar as conversas em que a marca poderá querer participar.

Esta funcionalidade foi lançada em Junho de 2023, mas está ainda em fase de testes, estando acessível apenas em países de língua inglesa, descreve o próprio Reddit.

Para o jornal norte-americano The Hill, o Reddit Pro tem sido muito útil para identificar onde as pessoas estão a falar dos temas que o jornal acompanha e dos artigos que publica. “É em todas essas comunidades mais pequenas que se consegue ver um impacto”, afirma Will Federman, vice-presidente de estratégia de audiências e conteúdo do The Hill.

Por outro lado, os AMA (“Ask me anything”; “Pergunta-me o que quiseres”, numa tradução livre), um espaço de referência no Reddit, podem ser boas oportunidades para os jornalistas se aproximarem do público e falarem sobre o seu trabalho.

Os AMA são momentos de perguntas e respostas em que uma pessoa especialista em determinado assunto se disponibiliza para responder às questões levantadas pelos utilizadores do Reddit. Pelo espírito de proximidade e abertura das conversas, são muitas vezes ocasiões em que se aprofunda o sentido de comunidade entre os utilizadores e a pessoa especialista convidada.

Segundo a Digiday, actualmente os AMA podem ser organizados pelas próprias entidades que os dinamizam — até há relativamente pouco tempo, só o próprio Reddit podia lançar sessões de AMA.

O The Hill, por exemplo, já organizou três AMA, um deles sobre políticas relacionadas com a comunidade LGBTQ+. Embora o tema pudesse ser visto como polarizador, Will Federman sublinhou o carácter construtivo da comunicação no Reddit: “Estas comunidades estão a ter conversas muito mais produtivas do que [as que acontecem] noutras plataformas. Não vemos este tipo de diálogo no Facebook, X ou Insta”.

Dicas práticas

As publicações que queiram explorar os benefícios de estarem presentes no Reddit, devem ter em conta algumas indicações:

  • Falar sempre com os moderadores e ler as regras das comunidades (subreddits) antes de publicar conteúdo e/ou de participar nas conversas. Há comunidades que não aceitam a presença institucional de jornais. [Os moderadores são utilizadores que voluntariamente ajudam a fazer a gestão das comunidades, garantindo que as regras de participação são cumpridas.]
  • Manter uma lista dos subreddits que podem ter interesse para a publicação e que estão alinhadas com os conteúdos publicados.
  • Participar nas conversas com conteúdo que acrescenta informação ao que está a ser dito, e não publicar apenas links para artigos.

No texto original da Digiday são partilhadas mais estratégias e disponibilizados mais exemplos práticos do uso do Reddit por parte de algumas publicações jornalísticas.

(Créditos da fotografia: Ralph Olazo no Unsplash)