Quem é quem entre os canais de cabo
Hoje vamos deixar de lado os programas mais vistos da semana e fazemos uma pequena viagem pelo mundo dos canais de cabo. O ranking dos canais de cabo mais vistos é dominado pela CMTV que, com 6% de share médio no acumulado dos dois primeiros meses do ano, lidera destacada, seguida pela CNN Portugal, Star Channel, SIC Notícias, Hollywood, Globo, Star Movies, SIC Mulher, NOW, TVI Reality e RTP3.
Nos lugares seguintes aparecem a SportTV +, a SportTV, o V+ e o Canal 11.
Se olharmos para tipologias de programas constatamos que nos infantis os canais Disney Junior, Cartoon, Panda, Disney, Nickelodeon e Panda Kids, são, por esta ordem, os mais vistos.
Na culinária, o 24 Kitchen lidera confortável, com o Casa e Cozinha em segundo lugar. Se olharmos agora para os canais dos maiores operadores (TVI, SIC e RTP), centrando-nos apenas no entretenimento, a SIC Mulher lidera, graças à sua aposta em telenovelas turcas, mas os outros canais têm menor expressão, como a SIC Novelas, seguida da SIC Caras, RTP Memória e SIC Radical.
Nas séries e filmes, a primazia vai para os canais Star, com relevância para o Star Channel, o Hollywood, o Star Movies, e só depois o AXN e o Star Crime, praticamente empatados.
Nenhum dos grandes canais internacionais de informação (como a BBC, Sky, CNN ou France24 e mesmo a Euronews) tem audiência minimamente relevante em Portugal.
No fundo, apenas cerca de duas dezenas de canais têm audiências com alguma expressão, entre toda a oferta de mais de uma centena de canais, disponível no cabo através dos vários operadores.
O balanço dos dois primeiros meses do ano
Ao fim dos dois primeiros meses do ano, qual a situação na guerra de audiências dos canais de televisão com nove semanas de 2025 já percorridas? A liderança continua a pertencer à TVI, que apenas cedeu o primeiro lugar à SIC na segunda semana do ano. De resto, tem mantido o primeiro lugar de audiências, sobretudo graças ao efeito “Secret Story”.
A nova novela “A Protegida”, da TVI, arrancou bem, à frente das suas concorrentes da SIC, “A Promessa” e “A Herança”. Agora sem Marques Mendes no “Jornal da Noite” de Domingo, a SIC aposta tudo nesse dia em Ricardo Araújo Pereira e, neste início de ano, na RTP1, Fernando Mendes tem obtido muito bons resultados com o seu “O Preço Certo”.
Em termos de audiências horárias, a TVI está a recuperar força nas manhãs, tendo já ultrapassado a RTP1 que liderava habitualmente o segmento das oito às doze.
A hora de almoço continua a ser território da SIC, mas as tardes e o fim de tarde estão sob intensa disputa - nas tardes com a TVI a atacar a SIC e ao fim da tarde com a TVI a atacar a RTP1.
No horário nobre, que a SIC liderou algumas semanas deste ano, a TVI conseguiu voltar na semana passada ao primeiro lugar. Na semana passada, a RTP1 fez um brilharete com os jogos do Benfica e Sporting para a Taça de Portugal , que lhe deu o melhor share médio semanal desde o início do ano. Em Fevereiro, todos os canais generalistas tiveram uma ligeira queda, a CMTV subiu o share médio, o mesmo acontecendo com a CNN, SIC Notícias e Now, que continua à frente da RTP Informação.