Portugueses gastam mais tempo a ver TV
Segundo a Marktest em 2024 os portugueses passaram em média 5 horas e 29 minutos por dia a ver televisão, um aumento de cinco minutos e meio face à média do ano anterior. O mesmo estudo indica que no ano passado o domingo foi o dia com maiores audiências de televisão.
A avaliação ao consumo de televisão em Portugal permite ainda constatar que as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os targets com maior afinidade com o meio televisivo.
Os dados mostram também que o domingo foi o dia com mais audiência de TV. A SIC obteve um maior share às terças, a TVI às quartas às quartas e a RTP1 às terças e quintas.
Entre os canais de pay TV, os canais generalistas e de entretenimento obtiveram uma melhor performance durante a semana, enquanto os canais de filmes e séries e os de desporto captaram mais audiência durante o fim de semana.
Um outro estudo revela que actualmente, em Portugal, 97 em cada 100 famílias vê televisão através de um operador de telecomunicações e, destes, 66,6 % tem acesso por fibra óptica.
Para terminar: a SIC é a líder incontestada do visionamento em diferido das gravações automáticas das boxes dos operadores de telecomunicações no período de 24 horas após a emissão original.
O mundo dos podcasts analisado pela Marktest
Já são conhecidos os primeiros resultados do Pod_Scope, o novo serviço da Marktest para a medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal.
Desenvolvido com a colaboração dos publishers Bauer Media Audio Portugal, Grupo Impresa, Grupo Renascença Multimedia e Observador, o novo estudo da Marktest responde à dinâmica crescente na oferta e consumo de podcasts no mercado nacional, disponibilizando mais informação sobre estas plataformas a todos os players da indústria.
A vitalidade deste segmento de media em Portugal é confirmada pelos indicadores recolhidos no arranque do Pod_Scope: só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.
O ranking de janeiro confirmou também o formato “Extremamente Desagradável”, da Renascença, como o podcast com mais downloads em janeiro: a rubrica humorística de Joana Marques registou no primeiro mês deste ano quase 2,7 milhões de downloads, para uma média de 216 mil “listeners” semanais (ou seja, o número de diferentes dispositivos/apps de escuta que descarregaram pelo menos um episódio no período em análise).
O pódio de janeiro ficou completo com os formatos “O Homem Que Mordeu o Cão”, da Rádio Comercial, com quase 1,2 milhões de downloads e uma média de 77 mil “listeners” semanais, e “Contas Poupanças”, da SIC Notícias, que teve 602 mil downloads no primeiro mês do ano, para uma média de mais de 80 mil “listeners” semanais.
O Top10 do Pod_Scope em janeiro integrou ainda os formatos “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer” (SIC Notícias), “Expresso da Manhã”, (Expresso), “The Heart and Hustle of Portugal” (Expresso), “A Caça ao Estripador de Lisboa” (Observador), “Irritações” (SIC), “Bem-vindo a mais um episódio de.” (Rádio Comercial) e “Eixo do Mal” (SIC Notícias).
No ranking de marcas, a Renascença lidera em downloads com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com 2,0 milhões. A liderança em ouvintes é do Observador com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil.
No ranking de Publishers a liderança é ocupada pelo Grupo Impresa, que acumulou 4,6 milhões de Downloads ao longo do mês de janeiro. Na vice-liderança surge o Grupo Renascença Multimedia, com 3,3 milhões de Downloads. A 3ª posição é ocupada pelo Observador (2,7 milhões de Downloads) e no 4º lugar encontramos a Bauer Media, com 2,2 milhões de Downloads no mês.
(Publicado originalmente no “Jornal de Negócios”)