O novo mundo que a Amazon prepara
A base de dados da Amazon é uma base inteligente, que espelha comportamentos e tendências, não é uma base estática e isso dá-lhe uma vantagem enorme – quer em termos de dimensão pura e simples, quer em termos da informação nela contida. Aos poucos a Amazon está a sair da sua actividade de enorme caverna de Ali-Bábá onde tudo se pode encontrar para trabalhar em novas áreas – a Amazon está a entrar de forma acelerada, directamente ou em parcerias, em áreas tão distintas como a sector financeiro, os mídia, a produção de filmes e séries de tv originais, a saúde, a moda ou os transportes e viagens.
A Amazon é cada vez mais o exemplo de uma empresa que não segue os padrões tradicionais de separação entre actividades e projecta o seu crescimento alargando cada vez mais o seu raio de acção – diversifica o que oferece para aumentar a especialização sobre a informação que retém. Há muito que a Amazon deixou de entregar só produtos inertes como livros ou dvd’s. Agora, em muitas cidades, como por exemplo aqui ao lado em Madrid, vende produtos frescos – legumes, fruta e outros alimentos – garantindo entregas no local indicado pelo cliente no espaço de uma hora.
Tudo isto aumenta o manancial de informação que a Amazon recolhe sobre os seus clientes, permitindo traçar um perfil de consumidor cada vez mais completo. Hoje em dia os sites da Amazon são tão visitados que se tornaram, eles próprios, um bom suporte de publicidade para uma gama enorme de produtos que ali podem contactar directamente com consumidores no momento em que se preparam para fazer uma compra. Esta área de venda de espaço publicitário é uma das novas grandes apostas da Amazon, que assim irá concorrer directamente com Google e Facebook, com a pequena variante de poder garantir que cada produto vai chegar exactamente a quem estiver interessado nele – com um grau de probabilidade que nenhum dos outros concorrentes digitais globais consegue oferecer.
Jeff Bezos, o homem que fundou a Amazon, prepara-se para dar uma grande dor de cabeça aos seus rivais de outras empresas.