A utilização da Internet pelos portugueses continua a aumentar e cresceu o número de utilizadores com mais de 64 anos, que duplicou em relação a 2019, atingindo já um universo de 1,3 milhões, um valor que representa 56% dos portugueses acima dos 64 anos.

Segundo a Marktest, o acesso regular à web é agora já realizado por 81% dos portugueses com mais de 15 anos, representando um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2023.

Por outro lado, os dispositivos móveis (smartphones e tablets) continuam a liderar o acesso à web, representando 75% dos pageviews auditados, um aumento em relação aos 73% de 2023.

E, como já foi referido, o segmento de utilizadores com mais de 64 anos aumentou e a faixa imediatamente anterior (55-64 anos) teve um crescimento ainda ligeiramente superior.

A penetração da web nos segmentos etários mais jovens e nas classes sociais A e B manteve-se próxima da saturação, com níveis de acesso próximos de 100%. Um outro estudo da Marktest, “Os Portugueses e as Redes Sociais”, apresenta uma novidade: o Instagram já é a rede social mais utilizada entre nós, sendo referida por 34,2% dos inquiridos como a rede a que acedem com maior frequência,  ultrapassando pela primeira vez o Facebook que recolheu 20,98% das referências.

O WhatsApp, por seu lado, recolhe  27,2% das referências neste estudo. No entanto, embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continua a ser a rede social com maior penetração em Portugal, sendo que quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm uma conta criada no Facebook.

Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%). A larga distâncias encontram-se no X (antigo twitter) e o TikTok. 

(texto publicado originalmente no Jornal de Negócios)