Como ensinar hoje o jornalismo em cursos universitários

Ensinar adequadamente os alunos de jornalismo que, irão liderar a profissão é um desafio para as universidades. Para conhecer os avanços e exemplos de como estão a enfrentar esse desafio, o Laboratorio de Periodismo, lançou uma secção quinzenal chamada “Como se ensina hoje o jornalismo do futuro”.
Existe uma nova geração de jornalistas que exibe os seus trabalhos no TikTok ou noutras plataformas como o Discord, Twitch ou YouTube, estabelecendo uma relação directa com o público, independente do meio. Como está isso a ser ensinado nas salas de aula das universidades?
Por outro lado, num cenário em constante mudança como o das “medias” e plataformas, qual o papel do ensino de modelos de negócio no desenvolvimento de “medias” sustentáveis?
O Laboratório, promete entrevistar renomados académicos da América Latina, directores de cursos de Jornalismo e Comunicação e professores universitários, para descobrir como os estudantes universitários são ensinados hoje para o jornalismo do futuro.
Nas entrevistas, irão ser abordadas questões relacionadas com o papel das audiências e comunidades, jornalismo empreendedor, novos perfis profissionais, produtos e serviços associados ao jornalismo, inovação, novos formatos e narrativas para atingir um público cada vez mais exigente e as oportunidades que o metaverso oferece aos produtores de conteúdo e jornalistas.
Será também abordado o tema: Como a ética jornalística é ensinada num contexto de capitalismo de plataforma?
A secção, a cargo da jornalista India Molina, inaugura-se com peça “Jornalismo imersivo, jornalismo ao vivo e outras práticas inovadoras na Universidade Anahuac do México”.
Pode ler o artigo completo em: https://laboratoriodeperiodismo.org/como-se-ensena-hoy-el-periodismo-del-futuro-la-nueva-seccion-quincenal-de-laboratorio-de-periodismo/