Durante a transmissão do campeonato mundial de Fórmula 1, o Canal+ transmitiu ao vivo, em diferido ou em replay, imagens dos logotipos e nomes das marcas Marlboro, Mission WinNow (Philip Morris) e Vuse (British American Tobacco), revelou o Le Figaro.

O logo da Marlboro, apareceu em imagens de arquivo do Grande Prémio do Brasil, de 1991. Estava visível na lateral do monolugar pilotado por Ayrton Senna.

De acordo com o tribunal, a marca Mission WinNow, presente nos Ferraris e nos bonés que os pilotos da equipe italiana usam fora das corridas, também é propaganda indirecta a produtos de tabaco e deveria ter sido ocultada.

Por fim, a divulgação de imagens da marca Vuse, o novo nome do cigarro electrónico Vype, comercializado pelo gigante do tabaco BAT, representa para o tribunal propaganda de “vaping”.

No entanto, o tribunal, apenas considerou o período entre 25 de Novembro e 29 de Dezembro de 2021. Levou em conta, a “diligência” implementada, desde então, pelos canais do grupo para determinar a sentença.

O Canal+, destacou a sua boa-fé, sublinhando que tinha uma margem de manobra limitada na medida em que transmitia imagens de um fornecedor, reconhecendo as deficiências isoladas das suas equipas e afirmando a falta de interesse financeiro na exibição das imagens.

O canal pago, transmite em exclusividade, o Campeonato Mundial de Fórmula 1, desde 2013, e o contrato foi prorrogado até 2029.

Foto retirada do site do Le Figaro: