Tornou-se normal ver jornalistas de renome levarem os seus seguidores de cada vez que mudam de emprego. Mas, noutros sectores da indústria, os repórteres não têm tanta sorte. Em 2017, nos EUA, dois terços das estações de TV locais reivindicaram a propriedade das contas das redes sociais dos seus colaboradores.

Em 2018, o Roanoke Times, processou um seu ex-repórter desportivo para tentar recuperar o controle da sua conta no Twitter quando este mudou para o Athletic. Mas, acabaram por fazer um acordo e o repórter manteve a conta.

Uma nova função que está a ser agora testada pelo Twitter, vai agregar visualmente as contas dos jornalistas aos seus empregadores.

Vários colaboradores do tablóide britânico Daily Mirror, estão a servir de cobaias, da indústria dos “media”, no desenvolvimento desta nova função do Twitter.

Nas contas pessoais do Twitter desses jornalistas, há agora um pequeno ícone para indicar o empregador.

A nova função, faz parte do que antes era o “Twitter Blue for Business” e agora é conhecido como “Twitter Verification for Organizations”.

Embora não haja ainda detalhes completos, pensa-se que as empresas acabarão por pagar pelo privilégio dessa ligação.

Segundo Benton, se isso for para a frente, vai desencadear algumas discussões nas redacções sobre como definir se uma conta é “oficial” ou “profissional”.