A Google publicou um artigo, no seu blogue do Canadá, onde afirma que a Lei das Notícias Online do Canadá entra em conflito “com os princípios fundamentais da web aberta”. O texto, da autoria de Kent Walker, presidente dos Assuntos Globais, Google e Alphabet da empresa, serve para explicar as razões pelas quais a empresa pretende bloquear o acesso às notícias do país.

No artigo, a Google afirma que a lei que obriga ao pagamento das notícias do Canadá é “impraticável”.

A gigante da tecnologia seguiu a rival corporativa Meta, ao anunciar que vai remover os links das agências de notícias das suas plataformas, o que significa que o país não vai encontrar notícias através dos seus recursos de Pesquisa, Notícias, na aplicação Discover e no Google News Showcase, do Canadá.

Esta decisão seguiu-se à aprovação, pelo parlamento do Canadá, da “Online News Act” (Lei das Notícias Online, também conhecida como Bill C-18), que obriga o “Duopólio” de publicidade da Google e da Meta a negociarem com as editoras de notícias, o uso do seu conteúdo.

Num outro texto, o vice-presidente dos assuntos governamentais e políticas públicas da Google, Cris Turner, diz que o “Online News Act” criou “uma exigência sem precedentes para que as plataformas paguem, simplesmente, por mostrar links de notícias, algo que toda a gente faz de graça”.

Turner escreveu que a Google envia os consumidores aos sites das publicações “mais de 24 mil milhões de vezes por mês – de graça”, e que a Lei das Notícias Online expõe a plataforma a “responsabilidades financeiras ilimitadas simplesmente por facilitar o acesso às notícias”.

“Quando os esforços para apoiar o jornalismo entram em conflito com os princípios fundamentais da web aberta e prejudicam nossos produtos, temos que ajustar a forma como operamos.”

Por seu lado, as publicações de notícias argumentam que a Google e a Meta lucram com os anúncios colocados ao lado dos seus conteúdos – por exemplo, no (agora renomeado) feed de notícias ou nos resultados de pesquisa – sem partilharem essa receita duma forma justa, o que significa que estão a arcar com os custos da produção de notícias sem, no entanto, receberem os proveitos necessários para as sustentar.

A Google argumenta que legislação como a da Lei das Notícias Online, constitui um “imposto de link”, contradizendo o princípio geral de que uma rede na web é construída a partir de diferentes sites que se conectam livremente entre si. Esta crítica foi recebida com contra-argumentos de que muitas partes da internet, incluindo o Google, cobram pelo posicionamento mais vantajoso do link.

Turner enfatizou que a Google, dá dinheiro directamente à indústria das notícias, através do programa de licenciamento Google News Showcase e da Google News Initiative, por meio dos quais fornece “formação, ferramentas e financiamento para jornalistas e redacções, para ajudar a fortalecer seu trabalho na era digital”.

Nem a Meta, nem a Google removeram, para já, o acesso a notícias no Canadá, embora ambos tenham “testado” sistemas para o fazer nos últimos meses. Mas, as empresas dizem que o irão fazer, assim que a Lei das Notícias Online entrar em vigor.